Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Rumores Canon para o ano de 2013

Rumores Canon para o ano de 2013

11 anos atrás

Muita coisa pode acontecer até o ano de 2013 se iniciar, e uma das possibilidades é de o mundo realmente acabar (seria, no mínimo, divertido), mas existem projetos que estão em curso dentro da indústria fotográfica e eles não podem parar, mesmo que uma civilização que já desapareceu tenha previsto que é o fim da estrada (opa, lembrei da música do Roberto Carlos). Como no mundo coorporativo da fotografia os segredos são quase inexistentes, então os rumores correm soltos. Alguns são baseados em pura especulação, e outros tem como alicerce patentes registradas. Querendo ou não, muito do que chega até nós como rumor acaba se transformando em realidade de alguma maneira.

Quem entrou na roda dos rumores agora foi a Canon, que pode trazer três novidades bem interessantes nos primeiros meses de 2013. A primeira, e que já vem sendo falada há muito tempo, é a nova EOS 7D Mark II. Muita gente pensa que essa câmera não teria mais lugar no mercado por conta da nova EOS 6D, uma full frame que teria um valor muito parecido com a versão vindoura da 7D, mas temos que lembrar que são câmeras com objetivos diferentes. A 7D possuí uma qualidade de imagem muito boa (alguns até colocam ela no mesmo nível da 5D Mark II) e muito mais rápida e resistente do que as full frame amadoras da Canon. É o que chamamos do legítimo tanque de guerra. Conheço muito fotojornalista que prefere ela do que uma 5D. O único dado técnico que está sendo aceito como certo é o sensor APS-C de 24 megapixels.

Outro forte rumor é que a Canon vai lançar outro corpo para a linha EOS-M de câmeras mirrorless. Porém, a aposta seria em uma câmera com sensor do tamanho das câmeras micro-quatro-terços, ou seja, com metade do tamanho de um fotograma 35mm. O rumor está tendo como base a patente registrada pela empresa de duas novas lentes. As futuras 12-28mm f/2-3,2 e 14-24mm f/1,8-2,8 seriam lentes de alto desempenho para o novo sistema. A nova empreitada seria motivada pelo sucesso de duas câmeras de porte compacto da concorrência que estão vendendo como pão quente no mercado civilizado. Estamos falando do sistema Nikon 1 e da Sony RX100.

O último boato é o que mais tenho dificuldade em acreditar e, se seguir a lógica dos rumores, deve ser o que vai se tornar realidade primeiro. O Canon Rumors afirma que a Canon está trabalhando em uma câmera com resolução de 40 megapixels e que o corpo será maior do que o da EOS 5D Mark III e menor que a 1Dx. Ou seja, uma câmera intermediária entre estas duas full frame da empresa. Provavelmente isso é uma resposta ao caminho percorrido pela Nikon nessa área e deve agradar muito a quem quer quantidade, mas sem perder muito em qualidade.

Como todo rumor, apenas o tempo vai nos dizer o que está certo, o que está errado e o que é maluquice completa da imprensa.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários