O Lado Bom do Furacão Sandy: Upgrades

Muito da infraestrutura de Nova York foi afetada pela inundação causada pelo furacão Sandy. Não há nem como culpar as empresas, foi uma tempestade do tipo que ocorre a cada 100 anos, parte da Ilha de Manhattan que nunca viu água teve porões e estacionamentos inundados até o teto.

A Verizon, operadora de telecomunicações que atende a Ilha foi uma das mais afetadas. Só uma das salas de distribuição, com um volume de 30 mil metros cúbicos, ficou submersa por dois dias, quando então a tempestade amainou e começaram os esforços de bombear a água. Só que o solo estava saturado, então além da água da sala tiveram que lidar com a água minando das paredes.

Desumidificadores que mantinham a sala seca não funcionaram, não costumam mesmo ter boa performance debaixo d’água. Isolamento de papel em alguns cabos atraía água por capilaridade e danificava mesmo onde a enchente não havia chegado.

Só uma tecnologia não era afetada: Fibra Óptica.

Claro, os armários de distribuição foram pra vala, mas o cabeamento, a parte mais trabalhosa e cara de substituir, resistiu bravamente.

Agora a Verizon está substituindo tudo que pode por fibra. Isso tornará a estrutura imune a enchentes, com o efeito colateral de proporcionar um aumento de velocidade para todos os usuários da área.

Não estão fazendo isso por bondade do coração, mas por pura questão de economia. Não era lucrativo substituir a estrutura antiga, mas já que ela foi destruída…

Resguardadas as devidas proporções, lembra Frank Lloyd Wright, que disse, provavelmente a sério:

“Não diria que os bombardeios na Europa são uma bênção – mas pelo menos darão aos arquitetos deles a chance de começar de novo”

Para uma matéria bem detalhada, com um monte de fotos assustadoras do trabalho de corno que envolve a recuperação dessas unidades de telefonia e dados, visite esta matéria do Verge.

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz e Calcinhas no Espaço.

Compartilhar
  • “A guerra ajuda na evolução.” IBM, após 1a guerra mundial

  • Mas uma vez concordo com esse tipo de pensamento. As pessoas esperam melhorias mas não querem pagar pra investir. Hoje em dia com telefone fixo quase não sendo usado, pre pagos com ligacoes a 50 centavos por dia e etc o povo so quer saber de reclamar.

    Vc aceitaria que trocassem o armario de sua regiao por fibra se tivessem que pagar R$500 pela instalacao? Muito facil jogar todo custo no colo das empresas. Quer tecnologia de ponta o mais rapido possivel? apgue por isso.

    • Bom, supõe-se que a gente já paga por isso. A maior parte das micro e pequenas empresas falem porque não tem como se bancar no curto prazo. Empresas lucram no longo prazo e, portanto, presume-se que a atualização pontual de equipamentos esteja embutida nas mensalidades e o retorno pela instalação seja paga no longo prazo. Claro que uma mega atualização gera um custo que talvez a empresa não tenha como bancar mesmo, mas, empresas de grande porte, duvido. Tem é preguiça de recuperar o investimento no curto prazo. Por isso a concorrência tá aí, a Brasil Telecom/Oi era uma porcaria, muito cara (apesar de funcionar). Milagrosamente, assim que a GVT chegou na minha região, os preços baixaram consideravelmente.

      • Eu não sei. Não acho que a culpa deva recair toda em cima das “teles”. Acho sim que elas devem ser cobradas e multadas por serviço porco. Mas não da tbm pra esperar que eles so invistam. Tem muita coisa pra entrar nessa contabilidade.

    • Mas a grande parte da transmissão de dados pela telefonica em são paulo vao por meio de fibra até os armarios! de lá pra sua casa é que vai via cabo metalico!

      Mas oq achei engraçado é a parte dos fios que são revestidos por papel. Meu isso é mto antigo! coisa de 30 anos atras!

  • Não acredito que a falácia da janela quebrada seja uma boa resposta para nossas questões de atualização tecnologica.

  • “Desumidificadores que mantinham a sala seca não funcionaram, não costumam mesmo ter boa performance debaixo d’água.” raxei

  • Emílio B. Pedrollo

    “Campanha” por um furacão/tornado em terras tupiniquins!

  • No Brasil iriam trocar por equipamentos obsoletos vindos de outros países.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Martins Fontes Paulista, Cupom de desconto Empório da Cerveja