O Lado Bom do Furacão Sandy: Upgrades

Muito da infraestrutura de Nova York foi afetada pela inundação causada pelo furacão Sandy. Não há nem como culpar as empresas, foi uma tempestade do tipo que ocorre a cada 100 anos, parte da Ilha de Manhattan que nunca viu água teve porões e estacionamentos inundados até o teto.

A Verizon, operadora de telecomunicações que atende a Ilha foi uma das mais afetadas. Só uma das salas de distribuição, com um volume de 30 mil metros cúbicos, ficou submersa por dois dias, quando então a tempestade amainou e começaram os esforços de bombear a água. Só que o solo estava saturado, então além da água da sala tiveram que lidar com a água minando das paredes.

Desumidificadores que mantinham a sala seca não funcionaram, não costumam mesmo ter boa performance debaixo d’água. Isolamento de papel em alguns cabos atraía água por capilaridade e danificava mesmo onde a enchente não havia chegado.

Só uma tecnologia não era afetada: Fibra Óptica.

Claro, os armários de distribuição foram pra vala, mas o cabeamento, a parte mais trabalhosa e cara de substituir, resistiu bravamente.

Agora a Verizon está substituindo tudo que pode por fibra. Isso tornará a estrutura imune a enchentes, com o efeito colateral de proporcionar um aumento de velocidade para todos os usuários da área.

Não estão fazendo isso por bondade do coração, mas por pura questão de economia. Não era lucrativo substituir a estrutura antiga, mas já que ela foi destruída…

Resguardadas as devidas proporções, lembra Frank Lloyd Wright, que disse, provavelmente a sério:

“Não diria que os bombardeios na Europa são uma bênção – mas pelo menos darão aos arquitetos deles a chance de começar de novo”

Para uma matéria bem detalhada, com um monte de fotos assustadoras do trabalho de corno que envolve a recuperação dessas unidades de telefonia e dados, visite esta matéria do Verge.

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples