Reconhecimento facial 3D em tempo real. Sim, com Kinect

Cada vez que vejo um hack novo do Kinect fico com vontade de dar um tapa na testa. Como fui burro e limitado, no lançamento do Projeto Natal, ao achar que aquela tecnologia era ótima para jogos e só.

Hoje o que menos importa para o Kinect são jogos. Os usos são dos mais variados, e a fase de meras brincadeiras pelo visto já passou. Que o diga essa tecnologia chamada Faceshift, um plugin comercial para Mayas e 3D Studios da vida, que faz mapeamento em tempo real de expressões faciais.

Antigamente isso exigia todo um estúdio com câmeras infravermelho e marcadores que deixavam o rosto do ator parecido com o Pinhead, de Hellraiser. O Faceshift faz o mesmo usando um Mac e um brinquedo de US$200,00.

Imagine esse uso não só em computação gráfica de verdade, mas em ambientes virtuais. Nossos avatadores no Second Life ficarão bem mais realistas, dentro do limite de realidade que uma trosoba de asas pode alcançar.

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples