Meio Bit » Arquivo » Games » DirectX 11.1 deverá ser exclusivo do Windows 8

DirectX 11.1 deverá ser exclusivo do Windows 8

11 anos atrás

dori_dx11_13.11.12

Com o lançamento do Windows 8 foi dado início a uma batalha que poderá transformar em um inferno a vida de quem gosta de games. De um lado temos a Microsoft com a possibilidade de um sistema mais fechado do que estávamos acostumados e do outro a Valve, dona do maior serviço de distribuição digital do planeta e que não está muito disposta a apoiar a investida da Gigante de Redmond.

Num caso como este talvez o mais aconselhável seria não tomar partido e continuar com a versão anterior do sistema operacional, mas de acordo com Daniel Moth, funcionário da Microsoft, para podermos aproveitar os próximos lançamentos da indústria de games, migrar para o Windows 8 pode se tornar algo inevitável.

Isso porque as maravilhas tecnológicas do DirectX 11.1 só deverão estar disponíveis nesta edição do Windows e se o DirectX 11 foi lançado inicialmente para o Windows 7 e depois adaptado para o Vista, a companhia não teria planos de fazer o mesmo com a última versão da API.

Entre as várias melhorias proporcionadas por este novo DirectX, a principal é o suporte nativo ao 3D estereoscópico, o que permitiria que qualquer jogo criado para ele já contasse com tal característica e caso as desenvolvedoras decidam criar seus próximos títulos tenda esta versão como base, muitos jogos poderiam ser incompatíveis com o Windows 7 ou anteriores. A questão é se os estúdios disponibilizarão a opção de jogarmos o game usando o DirectX 11 ou apenas o mais recente.

Eu imagino que a curto prazo aqueles que permanecem no Windows 7 não estarão ameaçados, já que deverá demorar um pouco até surgir o primeiro jogo exclusivo para a nova API, mas desde já estou curioso para ver a reação das pessoas que não gostaram do Windows 8 quando elas descobrirem que um determinado game não rodará no seu computador e voltando ao primeiro parágrafo, caso a Microsoft não volte atrás em sua decisão, essa exclusividade do DirectX 11.1 será apenas mais um pouco de munição para uma dura guerra que pelo visto está apenas começando.

[via Polygon]

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários