Games
Games
Digital Drops Blog de Brinquedo

DirectX 11.1 deverá ser exclusivo do Windows 8

Por em 13 de novembro de 2012
emComputadores Games Microsoft relacionados 
Mais textos de:

Site | Twitter
  • Yan Vianna

    Steam é contra o Windows 8 porque ele tem um sistema de distribuição embutido no sistema. Se Microsoft fechar acordos com a EA e com outros studios de jogos, o steam pode ter um forte concorrente.

    Pois não existe nenhum problema no Windows 8 em relação a jogos, estou com ele instalado (inclusive com o Steam) e até acho que os jogos estão funcionando melhor que no 7.

    • Rafael Vasconcelos

      Também estou com o Windows 8 instalado e posso confirmar o Yan diz.
      Inclusive, acho extraordinário o tempo de boot dele. Minha máquina levava quase dois minutos para bootar completamente com o Windows 7. Ela ficava meio travada logo depois do login, demorava muito pra carregar as configurações de rede. Com o Windows 8, minha máquina boota em no máximo 10 segundos e ela não está mais travando logo depois do login.

    • http://twitter.com/f4v3r0 Rafael Favero

      Pois é, aqui também jogo tranquilamente no W8, E ainda achei muito bacana o esquema do Metro, pois criei um “quadrante” apenas de jogos, ficou maneiro.

    • http://twitter.com/Darkus Darkus

      “Steam é contra o Windows 8 porque ele tem um sistema de distribuição embutido no sistema. Se Microsoft fechar acordos com a EA e com outros studios de jogos, o steam pode ter um forte concorrente.”
      Uma mentira dita mil vezes………

      E não tenho visto o “os jogos estão funcionando melhor que no 7″, muito pelo contrário, tenho enfrentado diversos bugs, principalmente nos jogos que usam o MALDITO GFWL (que ironia, a microsoft não da suporte direito a suas próprias tecnologias).

      • Ismael Kenig

        Cara, de fato. Se tem uma coisa que é de cair o cu da bunda é esse Games For Windows Live. Só dá dor de cabeça e está me dando dor de cabeça no W8 e o Bataman: Arkham City. A Microsoft ainda não corrigiu essa bosta de aplicativo e não consigo logar com o Batman para salvar o jogo.

  • http://www.facebook.com/MarceloCoelho0 Marcelo Coelho

    Jogada dupla da Microsoft.
    Primeiro ela força o usuário a atualizar o Windows 7, que roda bem, para o Windows 8;
    Segundo é que a VALVE começou a desenvolver para LINUX que seria a última barreira para migração em massa para o LINUX dos insatisfeitos com o Windows e a politica da Microsoft.

    • André Kittler

      E 2013 vai ser o ano do Linux no Desktop. Claro. Vai.

      Como sempre, a concorrencia da Microsoft é a Microsoft.
      É uma jogada importante por parte da empresa, o Windows 8 tem de chegar em usuários, cada ação tomada em essa direção é vital para a MS. Esse OS é o maior risco da história da empresa, e é o mais importante de todos: se der errado eles podem ter um futuro bem complicado, perder o dominio. Precisam se preparar para um mundo de Android e em menor parte (mais ainda relevante) IOS.

      • http://twitter.com/Darkus Darkus

        A grande questão é: Quem JOGA no PC tem um nível de conhecimento em informatica muito maior que a média dos usuários, e é esse público que sustenta a ATI, a Nvidia e a Intel, afinal, quem vai comprar um I7 para usar WORD?

        Esse ano pode não ser a derrocada da microsoft no Desktop, pois eles estão investindo nos mercados que o IOS é lider, mas nos PCs tenha certeza que o 1% do market share do Linux vai subir MUITO, muita gente não usa Linux por causa de seus jogos, coloque eles pra rodar no Linux, mesmo que via WINE para você ver o que acontece.

        Não seriam programinhas bobos no MetroUI que segurariam esse público no Windows.

        • Ismael Kenig

          Cara, se acalma aí com esse ódio pela Microsoft. Se quem joga no pc é um usuário com conhecimento acima da média, imagine usar Linux. O usuário padrão não quer sair da zona de conforto e aprender tudo de novo (sem falar que tem quem não sabe usar Windows até hoje)

  • http://twitter.com/f4v3r0 Rafael Favero

    Enquanto isso ainda tempos jogos saindo em DX9 ¬¬ Num mundo ainda DX11 é escasso, se preocupar com o 11.1 é bobeira.

    • http://www.facebook.com/people/Marcelo-Eiras/1567301419 Marcelo Eiras

      Os jogos estão saindo com DX9 por causa do Xbox 360 travando tudo. Quando sair a nova geração da caixa da MS é capaz dela já ser 11.1.

    • Juca Duarte

      q isso cara fala uma coisa dessa não, os jogos não saem na plataforma dx9 pq grande parte dos jogadores de pc AINDA usam placas q não dão suporte pra esse recurso, não que os jogos nao saem com dx11, uma boa visão disso é quando a ubisoft lançou o Assassins Creed 1, saiu uma versão dx9 e outra dx10, a situação toda acontece ali como o comentario do Marcelo, as fabricantes ainda tem que segurar parte do desenvolvimento pq alguns consoles não dao suporte ou não foram atualizados. Mas imagino que seja algo sim pra se preocupar. Pq pra quem quer comprar uma maquina que rode jogos ou vende maquina para clientes que jogam, esse tipo de informação é extremamente útil, já que a microsoft tem voltado às origens de exclusividade.

  • Ismael Kenig

    Estou usando o Windows 8 e o Steam sem problemas. Me parece mais um medo da Valve de perder mercado caso jogos sejam distribuídos diretamente pela loja do Windows 8.

    • http://www.vidadegamer.com.br/ Dori Prata

      Mas funciona bem, o grande motivo de reclamações das produtoras é em relação ao ambiente fechado que o Windows 8 se mostrou, e qualquer programa vendido pela loja dele precisa passar por certificações da Microsoft, o que pode atrasar, por exemplo, o lançamento de patchs.
      Basicamente o que a Microsoft fez foi aproximar o Windows 8 do que vemos no Xbox 360 e como o PC sempre teve como um das suas principais vantagens a liberdade, alguns estúdios não gostaram da novidade.

      • Ismael Kenig

        Nesse caso não vejo problemas para o Steam novamente. Só terá esse inconveniente quem quiser distribuir pela loja do Windows 8. Quem utilizar os meios que sempre existiram terão a agilidade que quiserem.

        • http://twitter.com/Eddie_soul True Story

          Tem um problema só.Os mimimizeiros de foruns e comentarios.
          A empresa lança na loja da microsoft e tem que se adequar a ela ponto. não concorda? lance via steam , origin ou o kct a quatro… Mas nao vai ter propaganda em todos os windows 8 que estiverem ativos.

        • http://www.vidadegamer.com.br/ Dori Prata

          Você tem razão, o problema é que empresa alguma quer deixar de ter seu produto exposto em uma vitrine vista por milhões de usuários e repare que eu não disse que elas deixarão de vender no Steam ou no Windows 8, apenas que pare elas, seria obviamente melhor se a a loja do novo SO não fosse tão fechada, apenas isso.

    • http://twitter.com/Darkus Darkus

      Sem problemas não, toda a parte que usa interface de navegador está lagando monstruosamente no W8, e ainda tem o problema do fechamento do sistema.

      Quem garante que no W9 não removam o desktop de vez? Não podemos ficar calados, afinal se gostassemos de sistemas fechados jogaríamos em consoles e teriamos computadores da APPLE, temos que xiar, e xiar MUITO (ou migrar para Linux e cortar logo o mal pela raiz)!

  • http://twitter.com/Eddie_soul True Story

    Os mimimizeiros de comentarios pira! O Windows caiu de preço absurdamente. Quem tinha maquina mais antiga deve oportunidade de pagar uma merreca pela atualizacao.

    vamos ser sinceros. Ficar atualizando sistemas operacionais Velhos pq nego nao tira o cadeado do bolso? Apple nao faz isso e microsoft tbm nao fara. estao certas.

  • http://www.facebook.com/luisdknob Luis Knob

    É só as empresas de games sairem do lobby e usarem OpenGL… Além de não precisar mudar muita coisa pra colocar o game em outras plataformas como Mac OS.

    • http://twitter.com/Darkus Darkus

      Coisa que eu acho muito provável de acontecer em breve, aí vou gostar de ver o choro da microsoft, no fim tanto quem joga via Linux, como W7 ou W8 sairia beneficiado.

    • http://twitter.com/GameMakerX Adriano De Lima

      Eu não sei “a quantas” anda o desenvolvimento de SDK’s e engines pra fazer jogos gerando código próprio pra rodar no OpenGL. Considerando o pouco investimento em marketing para utilizá-los, afinal “coisa boa não precisa divulgar” e o fato de que 90% dos PC’s rodam Windows fica pouco agradável pra maioria dos desenvolvedores usarem o OpenGL.
      É fato que o OpenGL possui uma imensa vantagem em relação ao Direct3D (DirectX) mesmo assim as facilidades da solução da M$ são muito atraentes.
      Agora com a massificação dos celulares, o uso do OpenGL tende a crescer imensamente, exceto se o Windows Phone se tornar a plataforma dominante dos celulares.

  • http://www.facebook.com/people/Marcelo-Eiras/1567301419 Marcelo Eiras

    A Microsoft está enfiando goela abaixo do lajota OS, inclusive vendendo a preço de banana. Agora ela vai aproveitar que está para sair o novo xbox (2013) para padronizar o DX 11.1

  • christian augusto francisco

    Um DualBoot ja resolve…
    Não gostei muito do W8, mesmo assim, tenho ele em um HD 80gb que achei no meu armario…

  • http://twitter.com/RedAO Rafael Borges

    Que bom! Somando isso com a Steam… Pelo menos assim agora o Linux tem uma brecha pra ganhar muitos usuários Windows. Se a comunidade linux se empenhar consegue roubar de 50% a 60% do publico fácil.

  • Anderson Andrighi

    O principal motivo de não termos tantos jogos Dx11 no mercado é que o custo para colocar tais efeitos não compensa em vista da quantidade de usuários usando tais placas. Como o custo para fazer jogos HD é muito alto, muitos desenvolvedores optam por não usar dx11. Aliás pesquisas de mercado indicam que a maioria dos usuários não saberiam citar os recursos no dx11. A nova geração de consoles nada tem a ver com dx11, pois a Sony dificilmente usaria a API da Microsoft, assim como a Microsoft não usaria a sua API de pc’s, haja visto que o Hardware do novo Xbox não é uma arquitetura de pc. O mais correto seria Shader Model. Não sabemos ainda qual SM será usado nas placas de vídeo da nova geração.

  • http://www.facebook.com/people/Paulo-Torres/100001458301965 Paulo Torres

    Eu só vi vantagens no Windows 8. Tenho aproximadamente 60 jogos aqui, dos mais antigos aos mais novos, e praticamente todos rodam perfeitamente bem e ainda muitos melhor do que no Windows 7. A leveza da interface do Windows 8 fez a maioria dos jogos terem alguns FPS a mais.