Meio Bit » Arquivo » Internet » Velocidade média da Banda Larga no Brasil é de 2,1Mb

Velocidade média da Banda Larga no Brasil é de 2,1Mb

11 anos atrás

Em que pese o claro desenvolvimento dos acessos de banda larga fixa no Brasil, tanto na questão da quantidade de residências quanto na velocidade do acesso em si, ainda estamos no paleolítico digital. Isso é, segundo o Akamai. O relatório do estado da internet no segundo quarto de 2012 mostrou que a velocidade média das conexões feitas no Brasil é de 2.1Mbps. Os picos de conexão no Brasil chegam a uma média de 14,9Mbps. Parece muito? Vamos comparar um pouco com o pico médio de outros países:

  • Chile: 19,5Mbps
  • Equador: 15,2Mbps
  • EUA: 27,1Mbps
  • Canadá: 25,2Mbps
  • Japão: 40,5Mbps
  • Romênia: 38,6Mbps

Numa escala mundial, ficamos à frente dos países africanos (uau!) e zonas de guerra como Oriente Médio. Na América do Sul ficamos atrás de Equador e Chile. Nós estamos abaixo da média mundial, onde a velocidade de pico de conexão é de 16,1Mbps. Não é surpresa nenhuma para mim. Quando partimos pra velocidade média das conexões, temos nossos fantásticos 2,1Mb. Isso é 5x menos que o Japão e 7x menos que a Coréia do Sul. Outro dado interessante: o pico médio de conexão na Coréia do Sul em 2007 era de 25Mbps. O Brasil, cinco anos depois não bateu nos 15. Como disse Rob Gordon, "isso é normal. Se o governo consegue chamar de Classe Média quem ganha R$300,00 por mês, consegue chamar 300Kbps de banda larga". Faz sentido.

O Brasil tem seríssimos problemas de infraestrutura, o mais recente apagão mostrou isso. Nossas distâncias enormes também são um fator dificultador. Mas como disse Spock certa vez, "Ema, ema, ema, cada um com seus pobrema". Outro dado importante é que apenas 0,5% dos acessos feitos no Brasil medidos pelo Akamai são maiores que 10Mbps. O cenário não é muito animador no momento. Até mesmo em São Paulo, maior cidade do país o problema é grave. Perdi a conta do número de amigos que moram lá e sofrem com a banda larga local. Muitos não conseguem acessos maiores que 2Mbps, outros penam com as quedas e falhas no serviço.

Que tal fazermos uma média no Meio Bit? Poste nos comentários qual é a velocidade (contratada) da sua banda larga.

Mais informações aqui.

PS: A Coréia do Sul não tem a banda larga mais rápida do mundo. Esse título na última medição ficou com Hong Kong. Chong Li curtiu isso.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários