Apple paga pelo kibe mais caro do mundo

Lembram quando descobriram que a Apple havia kibado o design icônico dos relógios das estações de trem da Suiça, e aplicado na App de relógios do iOS6 no iPad?

A estatal que detém os direitos do design não ficou feliz com a “homenagem”, mas se mostrou disposta a resolver tudo amigavelmente. No final do mês passado, divulgaram que tudo estava resolvido, mas não entraram em detalhes quanto ao valor da amizade.

Agora uma notícia da AFP entregou o tamanho do agrado. Nada menos que o equivalente a US$21 milhões. Pra Apple isso é troco de pinga, mas eles não ficaram ricos pagando fortunas a designers que não se chamem Jon Ivy

Com certeza fiofós foram consumidos, junto ao pessoal que teve a brilhante idéia de kibar uma imagem instantaneamente conhecida por qualquer um que sabe o que é uma serifa, ou que pega trem na Europa. 

Alterando um pouco o slogan clássico de Ademar de Barros, fica a dica pra Apple: Rouba, mas faz direito.

Fonte: ATD

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar
  • Eu queria ser (coloque seu inseto favorito aqui) para estar presente nestas três ocasiões: 1° quando o gênio resolveu usar este relógio (sim usar, a não ser que o maluco apresente um vídeo de Hans Hilfiker o criador incorporando nele) ; 2° quando o pessoal da RFFS e da Mondaine receberam a informação do Kibe (alguém fez uma festa, eu faria) e 3° na reunião do acordo… Deixo de fora a hora que alguém (Sir J. Ive?!?) ficou sabendo do valor do acordo, melhor não ver certas coisas…

  • Keaton

    Nossa, será que assim a Apple para de processar os outros de forma aleatória…?

    Naaah, ela tem de recuperar essa grana nas outras empresas. Próximas vitimas da Apple? Motorola, Sony, Samsung…

  • DavidSiqueira

    “Pra Apple isso é troco de pinga, mas eles não ficaram ricos pagando fortunas a designers que não se chamem Jon Ivy”
    Jony Ive não era designer de interface do iOS, só passou para essa área agora com a saída de Scott Forstal

    • Diego Rodrigo Tietz

      O “designers” da frase deve se referir ao pessoal detentor dos ‘direitos de imagem’ do relógio (ou seja, pessoal de design industrial, como o Ivy).

    • Well Dias

      Jony Ive é, desde 1996, chefe do departamento de design da Apple. Ninguém disse que ele era o disigner da interface do iOS. Ele é o responsável pelo design do MacBook Pro, iMac, MacBook Air, iPod, iPod touch, iPhone,iPad e iPad mini.
      É importante que, mais do que ler, compreender o que se está lendo. Isso evita conclusões precipitadas proveniente da falta de atenção.

      • DavidSiqueira

        Sim, e…?

        • Thiago Oliveira Santos

          E que vc tá errado. Perdeu Playboy.

          • DavidSiqueira

            Haha, perdi o que rapaz?
            Que coisa gay.

  • Eu fico bobo é de uma empresa esperar uma decisão judicial pra ter que cumplir algo que é claro. A apple deveria ter entrado em acordo antes (assim que soube do copy e paste) da mesma forma que a Samsumg deveria ter feito antes.
    Eu tenho costume de boicotar empresas que agem de forma leviana copiando ou tratando consumidor como babaca.
    Na minha casa Sony e Samsung não entram por um bom tempo.

    • Mas não esperaram, isso foi extra judicialmente.

    • Então você vai ter *muita* empresa pra boicotar.

      • Tem empresas que com o tempo mudam a politica e vão se modificando pra algo bom. Exemplo? Microsoft. Hoje em dia compro os produtos dela sem pestanejar.

        • Gabriel Arruda

          Fiz isso, agora estou com Windows Phone 7.5 com atualização meia-boca. 🙁

          • Microsoft lançou o Windows Phone no Inicio de 2010, vai liberar agora a atualização 7.8 e provavelmente um 7.9 mais pra frente. Ela nunca falou que iria atualizar o sistema pra windows phone 8 (Sou proprietario de um HTC ultimate). Basicamente qualquer windows phone vai poder ser atualizado. Mas ela simplesmente poderia ter evitado isso falando que ele suportaria o windows phone 8 e capar como a apple faz com 3gs.

          • Gabriel Arruda

            De fato, mas sabia que o smartphone seria descontinuado porque já estavam desenvolvendo o Windows Phone 8 em paralelo com o Windows Phone 7.5. Ninguém compraria um smartphone sabendo que seria de uma plataforma já prevista para morrer, ela omitiu isso para não chegar em 2012 com 0 apps.

            E digo plataforma justamente porque a situação é diferente do iOS. O sistema operacional Windows Phone 7.8 é diferente do Windows Phone 8, o iOS 6 é o mesmo SO com limitações. Para o desenvolvedor, isso é uma diferença brutal.

    • Thiago Oliveira Santos

      Você vai boicotar a Apple?

      • não lembro de nada recente 2006 pra ca que posso chamar de desrespeito ao consumidor da apple. antes que venha com as pedras eu naotenho nenhum produto apple.

  • R$21 MILHÕES realmente é troco para a Apple. Mas ainda assim é MUITO dinheiro, e realmente alguém deve ter tomado no C* por conta disso 😀

  • A venerável Apple do CC é a empresa mais inovadora na kibagem, hehehe.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples