Apple paga pelo kibe mais caro do mundo

Lembram quando descobriram que a Apple havia kibado o design icônico dos relógios das estações de trem da Suiça, e aplicado na App de relógios do iOS6 no iPad?

A estatal que detém os direitos do design não ficou feliz com a “homenagem”, mas se mostrou disposta a resolver tudo amigavelmente. No final do mês passado, divulgaram que tudo estava resolvido, mas não entraram em detalhes quanto ao valor da amizade.

Agora uma notícia da AFP entregou o tamanho do agrado. Nada menos que o equivalente a US$21 milhões. Pra Apple isso é troco de pinga, mas eles não ficaram ricos pagando fortunas a designers que não se chamem Jon Ivy

Com certeza fiofós foram consumidos, junto ao pessoal que teve a brilhante idéia de kibar uma imagem instantaneamente conhecida por qualquer um que sabe o que é uma serifa, ou que pega trem na Europa. 

Alterando um pouco o slogan clássico de Ademar de Barros, fica a dica pra Apple: Rouba, mas faz direito.

Fonte: ATD

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz e Calcinhas no Espaço.

Compartilhar
  • Eu queria ser (coloque seu inseto favorito aqui) para estar presente nestas três ocasiões: 1° quando o gênio resolveu usar este relógio (sim usar, a não ser que o maluco apresente um vídeo de Hans Hilfiker o criador incorporando nele) ; 2° quando o pessoal da RFFS e da Mondaine receberam a informação do Kibe (alguém fez uma festa, eu faria) e 3° na reunião do acordo… Deixo de fora a hora que alguém (Sir J. Ive?!?) ficou sabendo do valor do acordo, melhor não ver certas coisas…

  • Keaton

    Nossa, será que assim a Apple para de processar os outros de forma aleatória…?

    Naaah, ela tem de recuperar essa grana nas outras empresas. Próximas vitimas da Apple? Motorola, Sony, Samsung…

  • DavidSiqueira

    “Pra Apple isso é troco de pinga, mas eles não ficaram ricos pagando fortunas a designers que não se chamem Jon Ivy”
    Jony Ive não era designer de interface do iOS, só passou para essa área agora com a saída de Scott Forstal

    • Diego Rodrigo Tietz

      O “designers” da frase deve se referir ao pessoal detentor dos ‘direitos de imagem’ do relógio (ou seja, pessoal de design industrial, como o Ivy).

    • Well Dias

      Jony Ive é, desde 1996, chefe do departamento de design da Apple. Ninguém disse que ele era o disigner da interface do iOS. Ele é o responsável pelo design do MacBook Pro, iMac, MacBook Air, iPod, iPod touch, iPhone,iPad e iPad mini.
      É importante que, mais do que ler, compreender o que se está lendo. Isso evita conclusões precipitadas proveniente da falta de atenção.

      • DavidSiqueira

        Sim, e…?

        • Thiago Oliveira Santos

          E que vc tá errado. Perdeu Playboy.

          • DavidSiqueira

            Haha, perdi o que rapaz?
            Que coisa gay.

  • Eu fico bobo é de uma empresa esperar uma decisão judicial pra ter que cumplir algo que é claro. A apple deveria ter entrado em acordo antes (assim que soube do copy e paste) da mesma forma que a Samsumg deveria ter feito antes.
    Eu tenho costume de boicotar empresas que agem de forma leviana copiando ou tratando consumidor como babaca.
    Na minha casa Sony e Samsung não entram por um bom tempo.

    • Mas não esperaram, isso foi extra judicialmente.

    • Então você vai ter *muita* empresa pra boicotar.

      • Tem empresas que com o tempo mudam a politica e vão se modificando pra algo bom. Exemplo? Microsoft. Hoje em dia compro os produtos dela sem pestanejar.

        • Gabriel Arruda

          Fiz isso, agora estou com Windows Phone 7.5 com atualização meia-boca. 🙁

          • Microsoft lançou o Windows Phone no Inicio de 2010, vai liberar agora a atualização 7.8 e provavelmente um 7.9 mais pra frente. Ela nunca falou que iria atualizar o sistema pra windows phone 8 (Sou proprietario de um HTC ultimate). Basicamente qualquer windows phone vai poder ser atualizado. Mas ela simplesmente poderia ter evitado isso falando que ele suportaria o windows phone 8 e capar como a apple faz com 3gs.

          • Gabriel Arruda

            De fato, mas sabia que o smartphone seria descontinuado porque já estavam desenvolvendo o Windows Phone 8 em paralelo com o Windows Phone 7.5. Ninguém compraria um smartphone sabendo que seria de uma plataforma já prevista para morrer, ela omitiu isso para não chegar em 2012 com 0 apps.

            E digo plataforma justamente porque a situação é diferente do iOS. O sistema operacional Windows Phone 7.8 é diferente do Windows Phone 8, o iOS 6 é o mesmo SO com limitações. Para o desenvolvedor, isso é uma diferença brutal.

    • Thiago Oliveira Santos

      Você vai boicotar a Apple?

      • não lembro de nada recente 2006 pra ca que posso chamar de desrespeito ao consumidor da apple. antes que venha com as pedras eu naotenho nenhum produto apple.

  • R$21 MILHÕES realmente é troco para a Apple. Mas ainda assim é MUITO dinheiro, e realmente alguém deve ter tomado no C* por conta disso 😀

  • A venerável Apple do CC é a empresa mais inovadora na kibagem, hehehe.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Adidas, Cupom de desconto Submarino, Cupom de desconto Americanas, Cupom de desconto Casas Bahia