Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Você nos Trilhos - veja os vencedores

Você nos Trilhos - veja os vencedores

11 anos atrás

Eu adoro estações ferroviárias. Talvez esse meu fascínio venha do fato de quase todas elas estarem totalmente destruídas e abandonadas aqui no Oeste Paulista. O trem fez o progresso chegar até o sertão paulista, mas como se tornou obsoleto (leia-se, falta de investimentos) foi abandonado. Esse é um dos grandes males aqui desta parte do Estado. Como sempre fomos a região menos desenvolvida de São Paulo, as elites desenvolveram a necessidade de mostrar para quem é de fora que somos modernos e não apenas vilas que foram criadas no meio da Mata Atlântica de Interior que aqui existia. Um efeito nefasto disso é o fato de que tudo que é velho não presta e deve ser logo destruído e substituído por algo novo e reluzente. Ou seja, uma população sem memória.

Por conta disso as estações de trem da Alta Sorocabana se encontram, em sua maioria, destruídas e abandonadas. Uma pena, pois alguns poucos exemplos nos mostram que poderiam ser locais dedicados a preservar nossa memória. Mas, essa pequena introdução nostálgica é apenas para preparar o terreno para a verdadeira notícia. Foram revelados os vencedores do Terceiro Concurso Fotográfico Você nos Trilhos, organizado pela Clube Amantes da Ferrovia e da ABOTTC (Associação Brasileira dos Operadores de Trens Turísticos e Culturais). Por isso que sempre digo que a fotografia é uma fonte de comunicação com possibilidades quase infinitas de uso. Muitos podem até pensar que esse é um tema muito específico para um concurso fotográfico, mas isso que torna a coisa tão divertida, pois é necessário planejar e espremer o cérebro para poder executar uma foto com capacidade de participação.

Para quem pensa que o impacto da disputa é pequeno, os organizadores divulgaram que foram inscritas mais de 1.200 fotos de todo o Brasil enviadas por fotógrafos amadores e profissionais. As três primeiras colocadas, mostradas abaixo, vão ganhar uma viagem nacional, e os demais vencedores terão suas imagens expostas em uma exposição itinerantes que vai percorrer as estações ferroviárias de todo o Brasil. Muito bacana e possui o meu total apoio.

3º lugar: Reflexo dos Meus Olhos, de Eduarda Aparecida Gouvea

2º lugar: Velha Infância, de Robson de Andrades.

1º lugar: Sonhos, de Éder Araujo.

relacionados


Comentários