Você nos Trilhos – veja os vencedores

Eu adoro estações ferroviárias. Talvez esse meu fascínio venha do fato de quase todas elas estarem totalmente destruídas e abandonadas aqui no Oeste Paulista. O trem fez o progresso chegar até o sertão paulista, mas como se tornou obsoleto (leia-se, falta de investimentos) foi abandonado. Esse é um dos grandes males aqui desta parte do Estado. Como sempre fomos a região menos desenvolvida de São Paulo, as elites desenvolveram a necessidade de mostrar para quem é de fora que somos modernos e não apenas vilas que foram criadas no meio da Mata Atlântica de Interior que aqui existia. Um efeito nefasto disso é o fato de que tudo que é velho não presta e deve ser logo destruído e substituído por algo novo e reluzente. Ou seja, uma população sem memória.

Por conta disso as estações de trem da Alta Sorocabana se encontram, em sua maioria, destruídas e abandonadas. Uma pena, pois alguns poucos exemplos nos mostram que poderiam ser locais dedicados a preservar nossa memória. Mas, essa pequena introdução nostálgica é apenas para preparar o terreno para a verdadeira notícia. Foram revelados os vencedores do Terceiro Concurso Fotográfico Você nos Trilhos, organizado pela Clube Amantes da Ferrovia e da ABOTTC (Associação Brasileira dos Operadores de Trens Turísticos e Culturais). Por isso que sempre digo que a fotografia é uma fonte de comunicação com possibilidades quase infinitas de uso. Muitos podem até pensar que esse é um tema muito específico para um concurso fotográfico, mas isso que torna a coisa tão divertida, pois é necessário planejar e espremer o cérebro para poder executar uma foto com capacidade de participação.

Para quem pensa que o impacto da disputa é pequeno, os organizadores divulgaram que foram inscritas mais de 1.200 fotos de todo o Brasil enviadas por fotógrafos amadores e profissionais. As três primeiras colocadas, mostradas abaixo, vão ganhar uma viagem nacional, e os demais vencedores terão suas imagens expostas em uma exposição itinerantes que vai percorrer as estações ferroviárias de todo o Brasil. Muito bacana e possui o meu total apoio.

3º lugar: Reflexo dos Meus Olhos, de Eduarda Aparecida Gouvea

2º lugar: Velha Infância, de Robson de Andrades.

1º lugar: Sonhos, de Éder Araujo.

Relacionados: , ,

Autor: Gilson Lorenti

Geógrafo de formação e fotógrafo de coração, comecei a fotografar com 18 anos de idade (antes disso nunca tinha pegado uma câmera na mão). Depois de muito estudo veio a carreira profissional que passou por várias modalidades da fotografia até realmente descobrir o que gosto de fazer. Hoje me dedico ao ensino de fotografia, fotografia Fine Art e Books Fotográficos (gestante, moda, sensual). Tomando emprestado as famosas palavras de Ansel Adams "Quando as fotografias não forem mais suficientes, me contentarei com o silêncio".

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples