Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Não, a NASA não usou fotógrafos alienígenas.

Não, a NASA não usou fotógrafos alienígenas.

11 anos atrás

curiosityretratodomal1

Uma vez um amigo meu alugou um carro e voltou sozinho dirigindo do Nordeste até o Rio, parando pelo litoral. No álbum de fotos, uma onde ele aparecia agachado em uma duna na Bahia ou algo assim. Peladão. Todo mundo riu, até que a namorada dele se tocou e perguntou: Quem tirou a foto?

Algum tempo atrás a NASA divulgou esse magnífico auto-retrato da Curiosity em Marte. (clique para a versão em alta, vale cada pixel). A questão do autor da foto nem seria levantada, se as pessoas lessem as explicações, de que é um mosaico de imagens tirado pela câmera na ponta do braço do robô.

Só que seguindo a Navalha Enferrujada de Occam, todo fenômeno tem uma explicação complexa, improvável, desnecessária e portanto TEM que ser a única, só que não.

 

Choveram acusações de fraude. Uns disseram que a NASA usou o deserto do Arizona para fazer a foto, outros disseram que ela prova que a Curiosity não está em Marte. Houve gente dizendo que a foto vazou, e prova que há aliens no Planeta Vermelho.

Ninguém, NINGUÉM se deu ao trabalho de pegar uma câmera, apontar pra própria fuça e reparar que o braço não aparece. Isso é basicamente o “segredo” da Curiosity, e a astro-ruiva Emily Lakdawalla teve o trabalho de conseguir as imagens originais:

curiosityretratodomal2

Como você pode ver, nada demais, é só um robô do tamanho de um carro, tirando fotos de si mesmo em alta-resolução com uma câmera na ponta de um braço de 2 metros e enviando de um planeta a mais de cem milhões de Km de distância.

relacionados


Comentários