Canon 24-70mm f/4 L USM IS

As vezes a indústria fotográfica lança produtos que você simplesmente não entende o objetivo. São câmeras ou lentes cujas características principais estão muito próximas de equipamentos que já existem e cujos preços vão ser muito parecidos. Algo assim está acontecendo com a Canon ao lançar uma nova lente que deve ser anunciada oficialmente em dezembro. Estamos falando da EF 24-70mm f/4 L USM IS.

A lente chega ao mercado construída em 15 elementos divididos em 12 grupos e com o diafragma composto por 9 laminas circulares. A lente vai ser uma profissional, da série L, e vai trazer alguns confortos que só as lentes mais caras possuem, como a proteção contra os fatores climáticos e o foco manual disponível constantemente. A lente vai ter um modo macro (no final da distância focal) e a distância mínima de foco fica em 20cm. Creio que a grande novidade para uma lente com esse range é a presença do sistema de estabilização de imagem híbrido, que deve fazer a alegria da galera que não possui a mão muito firme. A nova lente deve chegar ao mercado custando a bagatela de US$ 1.800,00.

Agora vem a crítica. A Canon já possui uma EF 24-70mm f/2.8 USM que não custa tão mais caro quanto esta nova que está chegando ao mercado. Quem vai gastar muita grana e investir em um equipamento profissional não vai se importar gastar alguns dólares a mais e investir em uma lente mais clara. Por outro lado, a Canon também já possui a excelente EF 24-105mm f/4 L USM IS que pode ser encontrada no mercado americano por menos de mil dólares. A ótica dessa nova lente tem que se mostrar muito superior para que você decida investir seu rico dinheirinho nesse modelo.

Aproveitando a onda de lançamentos, a Canon vai lançar outra lente que também me causou estranheza pelas características. A EF 35mm f/2.0 USM IS é construída com 10 elementos distribuídos em 8 grupos. A lente possuí motor de enfoque rápido USM e sistema de estabilização de imagem. Essa é a parte esquisita. Por que colocar estabilização de imagem em uma lente 35mm? Provavelmente só para encarecer o equipamento. A lente deve ser anunciada oficialmente em dezembro e o valor vai ficar em torno de US$ 920,00.

Relacionados: , ,

Autor: Gilson Lorenti

Geógrafo de formação e fotógrafo de coração, comecei a fotografar com 18 anos de idade (antes disso nunca tinha pegado uma câmera na mão). Depois de muito estudo veio a carreira profissional que passou por várias modalidades da fotografia até realmente descobrir o que gosto de fazer. Hoje me dedico ao ensino de fotografia, fotografia Fine Art e Books Fotográficos (gestante, moda, sensual). Tomando emprestado as famosas palavras de Ansel Adams "Quando as fotografias não forem mais suficientes, me contentarei com o silêncio".

Compartilhar
  • Essa segunda lente vai ser EF-S mesmo? Só para câmeras cropadas? Preço salgado para uma EF-S…

    • Gilson Lorenti

      Bem, pesquisei mais um pouco e todo mundo está dizendo que a lente é uma EF, mas ainda acho estranho, pois o anel em volta da lente é da cor prata, o que identifica uma lente EF-S (dourado nas EF e vermelho nas L). Outra coisa é que o Dpreview classifica a 24-70mm como uma lente para full frame e a 35mm não leva essa classificação. Mistério.

  • John kelkojean

    Gilson, uma lente EF-S tanto pode ter anel prata ou dourado, por exemplo a 17-85 tem anel dourado e a nova 15-85 (que a substitue) é prata. E uma EF pode ser prata também, como a
    75-300mm f/4-5.6 III USM.

    No caso essa nova 35mm é EF mesmo.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Martins Fontes Paulista, Cupom de desconto Empório da Cerveja