Meio Bit » Arquivo » Software » Alerta a Blogueiros: Microsoft matará o melhor editor de blogs do Universo

Alerta a Blogueiros: Microsoft matará o melhor editor de blogs do Universo

11 anos atrás

Houve um tempo em que era basicamente impossível compor um post de blog sem ter profundos conhecimentos de HTML (se é que dá pra ser profundo em HTML). Tabelas? Inferno. Imagens? Uma desgraça. Mudar cor de texto? Era mais chato que formatar texto no Carta Certa. Nessa época surgiram algumas alternativas, como o Zoundry, um editor bem decente. Então, sem aviso, caiu do céu o Windows Live Writer, uma solução totalmente profissional da Microsoft. Gratuita, compatível não só com os serviços deles mas com Blogger, WordPress e outros hospedeiros.

O WLW tinha plug-ins, correção ortográfica, recursos avançados de imagem como rotação e marca d´água, etc, etc e mais etc. Nunca foi um produto de peso, mas era membro importante da família Live Essentials, trabalhando muito bem integrando serviços como Mapas, Skydrive, etc. Como vitrine tecnológica, excelente.

Só que com o Windows 8 tudo mudou, e a Microsoft parece não ter mais interesse em investir na família Live de aplicações. O Live Writer tem vários pequenos problemas com o Windows, o redimensionamento de imagens não funciona mais automaticamente, por exemplo. Nada que seja suficiente para abandonar a aplicação, mas sem suporte e desenvolvimento, ela VAI se tornar inútil, na primeira grande mudança do Blogger ou WordPress.

Um usuário está fazendo um Abaixo-Assinado pedindo que a Microsoft volte atrás, ou ao menos libere o código-fonte do WLW como Open Source. Tenho pouca esperança em qualquer uma das possibilidades.

Há mercado para um bom editor de blogs no Windows, mas não há alternativas. O Windows Live Writer matou todos, apenas por ser excelente. Colocamos todos os ovos em uma cesta só.

A única alternativa semelhante é o Word 2013, que tem um módulo de blog, o qual estou testando neste momento. De cara ele não parece funcionar bem com as categorias. Esperemos que ele ao menos quebre o galho.

relacionados


Comentários