Meio Bit » Arquivo » Games » Iwata conta como foi seu início na indústria

Iwata conta como foi seu início na indústria

11 anos atrás

dori_iwat_29.10.12

Muitas pessoas não sabem disso, mas quando Satoru Iwata assumiu a presidência da Nintendo em 2002 substituindo Hiroshi Yamauchi, ele foi a primeira pessoa de fora da família fundadora da empresa a comandá-la e outro detalhe que poucos conhecem é que antes de se tornar executivo, Iwata foi um desenvolvedor de jogos, tendo ajudado na criação de títulos como o Balloon Fight, Kirby e EarthBound. Pois foi sobre o início da sua carreira que ele falou durante uma entrevista.

Eu acreditava que os computadores mudariam o mundo. Meu primeiro interesse foi pelos computadores. Na época não existiam computadores pessoais, então o primeiro computador que comprei foi uma calculadora – uma calculadora capaz de programar. Ela mostrava apenas números, mas com uma calculadora que mostrava apenas número, de alguma maneira eu criei jogos e os jogava com meus amigos.

Então, ao concluir a faculdade Iwata foi trabalhar em uma pequena empresa ligada a computação e formada por cinco pessoas, a HAL Laboratory, hoje uma subsidiária da Nintendo e mais conhecida pela série Super Smash Bros. Quando a fabricante japonesa decidiu entrar para o mundo dos consoles, o então game designer enxergou ali uma ótima oportunidade de fazer o que gostava e durante uma reunião disse aos executivos da BigN que ele poderia criar jogos para o Famicom e suplicou por uma oportunidade.

Após sofrer um bocado com decisões equivocadas e ver o seu futuro ameaçado, hoje a Nintendo está relativamente tranquila, prestes a lançar um novo console e tendo enchido os cofres graças ao sucesso do Wii, cujos créditos em partes se deve ao comando de Iwata, mesmo que sua presidência tenha sido questionada algumas vezes, como nas baixas vendas iniciais do 3DS.

[via VG247]

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários