Controle sua EOS 6D pelo celular

Existe uma disputa (alguns dizem que é brincadeira) eterna entre usuários de Nikon e Canon. Sabe aquela discussão sobre qual time de futebol é melhor sendo que quase todos são iguais? Então, é disso que estou falando. Hoje fica difícil dizer qual empresa está produzindo melhores equipamentos. Eu acredito que ambas estão no mesmo patamar de qualidade sendo que, dependendo da categoria do equipamento, uma pode se sobressair sobre a outra. Por exemplo, eu acredito que a melhor câmera reflex intermediária no mercado atualmente é a Nikon D7000, enquanto que, se você quer uma DSLR para filmar, a sua escolha tem que ser Canon.

Correndo o risco de ser chamado de tendencioso (coisa que já aconteceu no Facebook), tem coisas que a Canon faz que são muito mais bacanas do que a Nikon e outras empresas. Por exemplo, existem maneiras de conectar a câmera ao computador e controla-la via desktop. Pode parecer bobagem, mas é muito útil em situações no estúdio, como fotografia de produtos ou longa exposição. Você pode configurar a câmera pelo computador, fazer a foto e ainda existe a possibilidade de já gravar a foto no computador. Para fazer isso com a Nikon, Sony e outras marcas é necessário comprar um software específico que não é barato. Mas com a Canon é diferente, pois o programa que vem junto com as câmeras, o EOS Utility, faz isso de maneira bem competente. Lembrando que também é possível controlar via computador a maioria das câmeras reflex utilizando o Lightroom (boa ideia para um tutorial).

Agora temos um outro ponto a favor da Canon. É possível se conectar à nova EOS 6D via celular através de um aplicativo disponível para Android e iOS, chamado EOS Remote, que visa controlar a câmera via conexão Wi-fi. A EOS 6D já vem preparada de fábrica para se conectar ao seu Smarphone enquanto que com a Nikon D600 é necessário comprar um adaptador para se fazer a mesma coisa. Embora as duas câmeras se encontrem no mesmo patamar (pelo menos até alguém fazer um teste comparativo sério), são essas pequenas coisinhas que podem fazer o consumidor se decidir. Vendo o vídeo abaixo temos uma noção de como o aplicativo funciona. É só habilitar a câmera para o modo remoto e iniciar o aplicativo no celular para se conectar com a câmera. O live view é acionado e você vê no celular o que a câmera está captando. É possível fazer foco em um ponto específico, regular obturador, diafragma e ISO e, após fazer a foto, o aplicativo pode mostrar todas as fotos que estão no cartão de memória da câmera.

Pode parecer uma funcionalidade meio boba, mas eu achei legal. Abre espaço para várias possibilidades. Só tem que ver certinho qual a distância máxima do telefone para com a câmera para o aplicativo funcionar perfeitamente.

Relacionados: , , , ,

Autor: Gilson Lorenti

Geógrafo de formação e fotógrafo de coração, comecei a fotografar com 18 anos de idade (antes disso nunca tinha pegado uma câmera na mão). Depois de muito estudo veio a carreira profissional que passou por várias modalidades da fotografia até realmente descobrir o que gosto de fazer. Hoje me dedico ao ensino de fotografia, fotografia Fine Art e Books Fotográficos (gestante, moda, sensual). Tomando emprestado as famosas palavras de Ansel Adams "Quando as fotografias não forem mais suficientes, me contentarei com o silêncio".

Compartilhar
  • http://twitter.com/TulioCandiani TULIO CANDIANI

    Se a câmera andasse, saltasse, subisse em árvores ou tivesse hélices como um brinquedo de controle remoto…. então seria um máximo!

  • http://www.facebook.com/people/Paulo-Antonio-Santos/1177280783 Paulo Antonio Santos

    O Clicio Barroso tem uma série de podcasts sobre o lightroom, e um deles é justamente para fotografar conectado com o Lightroom. É o número 18 dessa lista: http://www.clicio.com.br/blog/sobre-o-podcast/

  • http://www.facebook.com/paulo.cardinali Paulo Cardinali

    Há tempos faz parte do pacote Canon os softwares de controle remoto. A minha S3 controlo pelo notebook para fazer longas exposições em astrofoto. Além disso existem os firmwares de terceiros que expandem as funções da câmera adicionando, por exemplo, modo B. Eu uso o stereomaker. Abs pelos ótimos artigos.