Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Nikkor AF-S 70-200mm f/4 G ED VR

Nikkor AF-S 70-200mm f/4 G ED VR

11 anos e meio atrás

Se você não é fotógrafo de natureza (vida selvagem) que se propõe a fotografar leões, onças ou pássaros, então não vai precisar ter em sua bolsa uma lente zoom com potência acima de 300mm. Se a câmera em questão não for uma Full Frame, então 200mm está de bom tamanho. Digo isso por conta de uma constatação prática, pois 200mm em APS-C e 300mm em Full Frame são o limite para a maioria dos fotógrafos de mão firme segurarem uma câmera sem tremer (sem estabilização de imagem, é claro). Por isso que gosto da linha de lentes 70-200mm produzidas tanto pela Canon quanto pela Nikon. São lentes com distância focal confortável e geralmente fazem parte da linha profissional de lentes e com generosa abertura de diafragma. A Sigma também produz uma lente nessa distância focal com ótima qualidade e nitidez.

Essa pequena introdução foi para destacar que a Nikon finalmente tornou oficial algo que já era um daqueles rumores muito conhecidos na internet. Finalmente temos o lançamento da Nikkor AF-S 70-200mm f/4 G ED VR que chega para trazer mais uma opção para fotógrafos sociais e amadores avançados. A distância focal é perfeita para buscar detalhes em ambientes pequenos e, mesmo o diafragma não tendo uma grande abertura, o estabilizador de imagem pode ser um fator de equilíbrio na hora de fotografar em ambientes com pouca luz. Aliás, essa é a principal propaganda da Nikon, o estabilizador de imagem que, segundo a empresa, deve garantir imagem nítida em até 5 f/stops. Eu já tive o privilégio de usar uma 70-300mm da Nikon com VR e digo que a coisa é realmente impressionante, mas não sei se chega até ao que a empresa está prometendo.

A lente é revestida com Nano Cristais (N) elevando assim ainda mais a sua qualidade, mas as outras especificações também são muito interessantes. Aqui nós temos 20 elementos divididos em 14 grupos, incluindo 3 elementos de cristal ED. A abertura de f/4 é constante em todo o comprimento focal e o sistema de estabilização de imagem é o de terceira geração (VR III). Além disso o anel de foco manual fica ativo constantemente (uma mão na roda em situações em que o auto focus não consegue dar conta do recado) e o motor silencioso de foco SWM que vai garantir a precisão do sistema. Infelizmente a lente não é vedada contra poeira e água e se você está pensando no peso da criança então já vou avisando que você tem que se preparar para segurar as suas 850 gramas.

A nova Nikkor AF-S 70-200mm f/4 G ED VR vai estar disponível no final de novembro ao preço de US$ 1.400,00.

relacionados


Comentários