Meio Bit » Software » Ubuntu 12.10 já disponível para download

Ubuntu 12.10 já disponível para download

Lançada nova versão do Ubuntu, a 12.10: ela é a primeira a não mais caber em CDs.

11 anos atrás

Houve uma época em que o tio Laguna era bastante curioso sobre o mundo GNU/Linux, uma época em que eu admirava aqueles que eram capazes de “compilarem seus próprios sistemas do zero”. Uma pena que a coisa mais avançada que eu mesmo já fiz, com Linux, foi tentar instalar o Ubuntu 10.04 no meu pobrebook Asus EeePC 701 4 GB via pendrive e o resultado final foi este:

Laguna_Ubuntu1004_19out2012

Voltei para o Windows XP, por falta de espaço disponível no SSD.

Enfim, ontem saiu a versão final do novo Ubuntu, também conhecida como “Quantal Quetzal” pela Canonical: o Ubuntu 12.10 adota um novo visual, prometendo melhorias consideráveis na performance do Unity. Dizem que há a possibilidade de rodar o Ubuntu 12.10 em hardwares sem suporte a aceleração 3D, mas não sei se meu pobrebook teria espaço suficiente para testá-lo.

Laguna_Ubuntu1210_19out2012

Nada mais de CDs

Por falar em espaço, algo que me incomoda para testá-lo no pobrebook é o facto de que a imagem do sistema operativo agora não mais cabe num CD: as versões do Ubuntu 12.10 que não são voltadas aos servidores são maiores que 750 MiB e portanto devem ser gravadas em DVD ou pendrive.

Segundo a página wiki do Ubuntu, o Quantal Quetzal contém o kernel Linux 3.5.5 e a versão 6.8 do Unity, além de utilizar a linguagem Python 3.2 como padrão em seus aplicativos. Isso sem contar a atualização em vários drivers do sistema, em especial no X.org: o novo Xserver (1.13) traz rolagem mais suave das telas e vários consertos nos bugs de drivers proprietários da nVidia (e uma nova versão do driver dos processadores gráficos da ATi AMD).

O Ubuntu 12.10 também permite criptografar os dados do HD diretamente do instalador e o nome “Quantal” refere-se à introdução da tecnologia de virtualização de redes Quantum na mais famosa distro Linux desktop.

A seguir, alguns dos links diretos para download do Ubuntu 12.10:

Computadores normais

·  
Servidores

·  
Mac

relacionados


Comentários