Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Google divulga fotos dos seus datacenters

Google divulga fotos dos seus datacenters

11 anos e meio atrás

Essa maravilhosa instalação aí em cima é do datacenter do Google em Council Bluffs. São 10.684 metros quadrados usados para serviços como YouTube e a própria pesquisa. São fotos maravilhosas disponíveis em um site lançado recentemente pelo Google para mostrar um pouco mais dos datacenters que a empresa usa para armazenar nossos dados e fazer os serviços funcionarem.

E parece que o Google não usa as cores "bonitinhas" somente em sua pesquisa. As tubulações acima são todas diferenciadas por cores e por função. Cada cor possui uma função.

E aqui uma mulher como Engenheira de Hardware de um dos datacenters do Google. Ao total a empresa possui 8 datacenters: Berkeley County (Carolina do Sul, EUA), Council Bluffs (Iowa, EUA), The Dalles (Oregon, EUA), Douglas County (Georgia, EUA), Hamina (Finlândia, Europa), Lenoir (Carolina do Norte, EUA), Mayes County (Oklahoma, EUA) e St. Ghislain (Bélgica, Europa).

Eles são denominados um dos datacenters mais "verdes" do mundo e o Google enfatiza isso em sua página. Eles usam vendedores locais ao invés de peças importadas pela internet, por exemplo, para reduzir os custos do frete. E ele diz: que mesmo que os preços sejam maiores, eles conseguem obter "lucro" com a economia do tempo do frete.

É possível inclusive visualizar um pequeno Street View em uma das instalações ou dar uma olhada na maravilhosa galeria de fotos dos datacenters.

OBS: Eu sou apaixonado por datacenters, jamais trabalharia em um, mas adoro ver essas instalações gigantes, geralmente bem arquitetadas com milhares de máquinas rodando.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários