Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Como cientistas podem explicar o que fazem para não-cientistas

Como cientistas podem explicar o que fazem para não-cientistas

11 anos atrás

Um dos grandes problemas com relação à ciência, é torná-la compreensível para não-cientistas. Já ficamos fascinados com as descobertas que são realizadas, mas por que não nos fascinar e ao mesmo tempo nos fazer compreender o que está sendo descoberto e de que maneira isso impacta em nossa existência? Chamo isso de Teorema de Hofstadter. Mais ou menos como o Leonard tendo que explicar o que ele faz para a Penny.

É o que a palestrante Melissa Marshall discute na sua apresentação no TED. Ela conta como foi sua experiência em falar para estudantes de engenharia de que maneira eles poderiam tornar seu conhecimento mais acessível a todos. Além disso, Melissa deu algumas dicas de como fazer isso:

Interessante, dicas pertinentes, mas no final a equação que ela criou me deixou um pouco confuso. Eu entendi o que ela quis dizer com aquela equação. Ela estava sendo o mais didática possível para não-cientistas. Ela, como não-cientista tentou mostrar aos cientistas uma forma tornar o seu conhecimento mais acessível. O problema ocorre quando um não-cientista tenta usar a ciência para explicar a cientistas como eles devem se portar ou repassar seu conhecimento.

Na equação que ela utilizou, a compreensão é inversamente proporcional à relevância. Ou seja, quanto mais simples for o conteúdo, mais facilmente ele será compreendido. Não precisa ser cientista pra chegar a essa conclusão. Os comentários do vídeo no Youtube estão excelentes, alguns apontando o erro e criticando a palestra, outros dizendo que compreenderam o que ela quis dizer, já que falava para não-cientistas. Eu particularmente ainda não cheguei a uma conclusão. Not sure if falou bobagem ou nerds estão ficando cada dia mais malas.

Via

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários