Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Resultados da pesquisa OpenSUSE: Só dá cueca

Resultados da pesquisa OpenSUSE: Só dá cueca

17 anos atrás

Sério. 98% dos usuários são homens, só 2% são mulheres, mesmo assim muito provavelmente cantoras de MPB ou jogadoras de futebol.

Mas não foi só esse o resultado. A pesquisa traz muitos outros dados interessantes. Dos mais de 27000 consultados, somente 31% trabalham na área de TI, e 25% são estudantes.

35,7% dos usuários se definiu como experiente, mas sem conhecimentos técnicos, embora façam instalações e atualizações por conta própria. Palmas pra facilidade de uso do OpenSUSE.

Que entretanto não ficou muito bem na fita, pois dos consultados somente 50,9% disseram usá-lo como seu principal sistema operacional. Levando-se em conta que foi uma pesquisa do OpenSUSE, no site do mesmo, esperava-se uma proporção maior. Até a concorrência ficou com 5%, quando em teoria deveria dar traço no IBOPE 😉

O Windows, para falar na concorrência de verdade, aparece como dual-boot em 69,5% dos casos.

Na parte de ambientes gráficos, o KDE ganha disparado. 71,8% contra 22,4% do Gnome. Os luditas que ainda vivem em 1978 aparecem também, são os 1,9% que usam o console como interface.

Mantendo a Regra do 1%, 84.7% dos entrevistados não estão envolvidos com o projeto OpenSUSE. Dos que estão envolvidos, menos de 3% atuam em programação, mas 7,5% participam de listas de discussão por email e IRC. Talk is cheap, como dizem os gringos.

Parte ruim: Só 2,7% usam o OpenSUSE em ambiente comercial.

Parte estranha: 38,7% usam em jogos. Não sabia que o TuxRacer tinha tantos fãs. 😉

Parte perigosa:  42% marcaram o suporte do OpenSUSE como mediano. Levando-se em conta que essas pesquisas são preenchidas com MUITA boa vontade por parte dos usuários, esse numero indica um problema sério. Ainda mais com o suporte sendo “o” produto que a Novell vende.

Os resultados completos da pesquisa podem ser achados aqui (PDF).

Via Slashdot

relacionados


Comentários