Meio Bit » Arquivo » Games » Valve alerta para projetos no Kickstarter

Valve alerta para projetos no Kickstarter

11 anos atrás

dori_kick_01.10.12

Caso você ainda não conheça o Kickstarter, o serviço é uma maneira das pessoas/empresas tentarem financiar seus projetos, com os participantes fazendo pequenas doações ou adquirindo pacotes que darão direito a versões diferentes do produto ou algumas exclusividades, como conhecer os responsáveis ou ter o seu nome nos créditos.

Um detalhe muito interessante do crowdfunding é que se o valor necessário não for alcançado, quem contribuiu não precisará pagar nada e o modelo acabou se tornando o novo queridinho dos estúdios de desenvolvimento de jogos, inclusive dando “vida” a um novo console.

Porém, ver aquele projeto em que tanto acreditamos ter a meta atingida não significa que ele sairá do papel e Chet Faliszek, roteirista da Valve, fez uma preocupante previsão para quem colocou seu suado dinheirinho em um jogo que parecia tão interessante no site de “vaquinha virtual”:

Eu já financiei um monte de coisas no Kickstarter. Acho que 60% desses projetos serão lançados e estou satisfeito com isso. Será interessante para projetos que duram muito tempo, para equipes que não possuem muita experiência, ver o que as pessoas pensam e para ver o que acontecerá nos próximos dois ou três anos.

Se as palavras de Faliszek se confirmarem, acho que podemos esperar uma dificuldade muito maior para quem for tentar financiar seu projeto no futuro, afinal as pessoas não gostam de perder dinheiro e se um estúdio não lançar o jogo que havia prometido, acho pouco provável que devolva o valor que lhes foi dado e no fim das contas isso só reforça a ideia de que apostar em uma campanha no Kickstarter não passa disso, uma grande aposta.

Por fim, o roteirista disse ainda que espera que essa maneira de financiar a produção de games continue sendo algo viável e elogiou a atual cena indie, o que classificou como uma forma das pessoas terem uma oportunidade e que está incentivando outros game designers a criarem seus jogos.

[via VG247]

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários