Meio Bit » Arquivo » Games » Esqueça o joystick. Use a Força

Esqueça o joystick. Use a Força

17 anos atrás

No De Volta para o Futuro 2 quando Marty mcFly vai demonstrar uma máquina de arcade para dois garotos, eles reclamam. "Você tem que usar as mãos? Isso é pra crianças!".

Pelo visto o filme foi profético. Ano que vem serão lançados vários brinquedos usando biofeedback, onde através de sensores suas ondas cerebrais serão analizadas e utilizadas para controlar o desenrolar dos jogos.

Inicialmente teremos modelos simples, como um Darth Vader associado com um sensor sem fio desenvolvido pera NeuroSky. Dotado de um sensor, identifica níveis de concentração. Quanto mais concentrado o jogador, mais o sabre de luz brilha. Se ele se distrair, o bicho apaga.

A Emotiv Systems desenvolveu um headset com 18 sensores que além de detectar estado emocional básico e concentração, também detecta ondas cerebrais indicando sorrisos, piscadas de olho, risos, pensamentos conscientes e emoções inconscientes. Pretendem ter um produto nas lojas ano que vem, mas o protótipo já funciona em Wiis, PS3 e XBox 360.

Eu já disse que no dia que sair um jogo de Star Wars para o Wii vou correr para comprar um, não importa o ágio. Se sair um com essa tecnologia? Céus. Imagine, você em um jogo de Star Wars, sabre pra cá, sabre pra lá, aparece um inimigo, você só se concentra e atira o stormtrooper #thx1138 direto na parede. Só olhando. EU QUERO!

Para quem não quer esperar. empresas como a CyberLearning Technologies estão com linhas de produtos prontos para uso, associando videogames comuns, como XBOXes e PS2s com biofeedback neural. Não são tão avançados quanto os equipamentos da Emotiv, mas fazem sucesso em hospitais e consultórios, ajudando no tratamento de crianças do Déficit de Atenção, entre outras patologias.

Fonte: Cruchgear

relacionados


Comentários