Ubisoft diz como melhorar imagem dos F2P

dori_gro_25.09.12

Sejamos francos, a ideia de podermos jogar um game sem precisar pagar é altamente tentadora e por isso acredito que muitos estejam torcendo para que os jogos Free-to-Play se tornem cada vez mais presentes. Contudo, ainda é muito comum entre os jogadores a sensação de que se um título é distribuído gratuitamente ele não possui qualidade e esse é provavelmente o maior desafio que grandes produtoras enfrentam atualmente ao adotar o modelo, como disse Stephanie Perotti, diretora da divisão de jogos online da Ubisoft:

Ainda é um mercado muito jovem, especialmente na Europa e os jogos Free-to-Play iniciais tinham pouca qualidade ou modelos de negócios injustos, como aqueles onde você precisa pagar para vencer. Então, talvez haja o temor de que nada pode ser gratuito e de que em algum ponto o jogo tentará te enganar de alguma forma.

Mas o que vemos hoje são vários grandes jogos que são gratuitos e espero que em algum momento os jogadores os verão apenas como jogos, que o modelo de negócios não importa para eles, apenas a experiência. As pessoas que jogam o League of Legends hoje em dia não fazem isso por ele ser gratuito, fazem por ser um ótimo jogo.

A Ubisoft anunciou recentemente que várias de suas franquias receberão versões gratuitas e de acordo com Peroti, essa é uma excelente estratégia para convencer os consumidores que já estão acostumados com a qualidade dessas marcas, isso sem falar numa maneira de torná-las mais populares.

Por fim, sou obrigado concordar com a executiva quando ela diz que “os gamers querem bons jogos, então, se você tiver um bom game – mesmo que seja Free-to-Play – eles irão se interessar.

[via MCV]

Relacionados: ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • Tem muito título FPS F2P de excelente qualidade: TF2, Blacklight Retribution, Battlefield P4F, Tribes: Ascend.
    Gosto muito de Blacklight Revolution, FPS F2P muito divertido e de muita qualidade.

  • Acho difícil funcionar essa nova “jogada”… afinal muitas empresas já quebram hoje em dia… cobrando valores no exterior ate nem tão caro mas aqui no brasil um absurdo… já penso de graça??

    Custo a acreditar que virão ótimos jogos nessa “modalidade”…

  • marcos.petropolis

    Eu acho que a expressão “Free to Play de qualidade” vai muito do que cada pessoa têm como conceito de qualidade.Eu por exemplo não sou tão exigente portanto pra mim já existe F2P de qualidade.Mas há quem goste de gráficos de última geração , então estes não estão satisfeitos com o que já existe , e sinceramente, nunca estarão satisfeitos.Vou se mais incisivo: hoje o mercado é povoado por dois tipos de jogadores que são os que vêem qualidades num jogo muito além dos gráficos e os que só vêem qualidade em jogos com gráficos altíssimos.Eu não sei a proporção de cada grupo desses , mas acredito que eles são a maioria.
    Estou jogando um game que á princípio é o meu modelo ideal de como devem ser os F2P.É um MMORPG onde existe a evolução , compra e busca por itens.Quem quiser gastar e evoluir mais rápido pode ficar á vontade, mas como o combate PVP não é a tônica, não existe a sensação de desvantagem com relação aos outros que pagam . A minha jornada evolutiva é mais lenta , e consequentemente consome mais tempo,mas acredito que com muita dedicação alcançarei o topo ( ou quase) ,pois na verdade só consegue arma com munição infinita , por exemplo, só quem paga.Mas munição infinita á meu modo de ver não é extremamente necessária e pode ter o efeito contrário , minimizando ou extinguindo a busca por recursos.Mas as armas de alto nível existem e me são acessíveis , sem precisar gastar um tostão.E o mais importante de tudo: estou me divertindo.

    • Só faltou dizer qual é o nome do jogo XD

      • marcos.petropolis

        Ehehehehe, foi proposital.Quis evitar a redundância pois já falei dele por aqui, talvez mais de uma vez, mas já que você perguntou…é Dead Frontier.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Martins Fontes Paulista, Cupom de desconto Empório da Cerveja