Parabéns pra você, Google!

Laguna_Google Niver_27set2012

Google completou 14 anos hoje, sendo o líder em buscas na internê.

O tio Laguna ainda lembra dos tempos áureos em que usava o Altavista e, de vez em quando, o Yahoo! para buscar conteúdo adulto educativo: quando a conexão do velho modem de 14,4 kb/s permitia, o único tipo de “vídeo” que eu encontrava eram GIFs animados.

Um belo dia, provavelmente depois dos ataques terroristas do 11 de setembro, experimentei um tal de Google, um buscador com interface minimalista: ele não tinha as diversas notícias que apareciam na capa do Yahoo!, mas parecia ser mais eficiente que o Altavista. O momento no qual o tio Laguna tem certeza de que passou a usar o “Goggle” mais freqüentemente foi quando apareceram os convites para um novo serviço de webmail, o GMail: um grande amigo reservou meu login e desde então mantenho um certo carinho pela principal empresa por trás do Android.

Me sinto velho: a internet mesmo completou 40 anos dia desses. Seu filho mais famoso é um belo adolescente e espero que a festa de debutante no próximo ano venha com bons óculos. Google completou 14 anos hoje, líder em buscas: ele já falhou alguma vez contigo?

Relacionados: , , , , , , , , , , , , ,

Autor: Emanuel Laguna

O “tio Laguna” nasceu no Siará em meio à Fortaleza de 1984. Sempre gostou de brincar de médico com os aparelhos eletrônicos e entender como um hardware dedicado a jogos funciona, mas pretende formar-se como Engenheiro Eletricista qualquer dia. Antes apaixonado pelos processadores gráficos desktop, vê nos smartphones, tablets e outras geringonças mobile o futuro da computação.

Compartilhar
  • Felipe Sikansi

    O Google aqui ta sem muitos motivos para comemorar, a primeira noticia ao clicar no Doodle é “Fabio Jose Silva Coelho, Google Exec, Detained By Brazil Police Over Refusal To Pull YouTube Clips Criticizing Politicians”.

  • luizalbertotj

    O Google é muito bom. mas uso o Bing tem uns anos já.

  • O Google nunca falhou comigo. Mas o Brasil tem falhado mto com o google heheheh

    • A falta de noção do ridículo de alguns fez com que o Orkut fosse sinônimo de preconceito contra a “nova classe média”. =¬|

  • paulokdvc

    Houve uma vez que fui infectado por este Worm aqui “W32.SASSER.B.WORM” e quando joguei no google, ele não localizou nada! Digo, nada de nada a respeito. Quando isso ocorreu, guardei num txt o nome do individuo para lembrar. E está ai, falhou ao não encontrar nada a respeito desse Worm.

  • Carlos Magno GA

    Usei muito o Altavista, até na época que o Google já tinha começado a se tornar popular.

    Não posto a string que eu usava ao fim de cada busca no altavista pois ia ser bloqueado do meiobit eternamente. Mas era algo assim:

    bolo de laranja -money -price -buy -“credit card” -free -pics -games ………..

    E complete o resto da string com termos do meio LGBTS e outros dentre os mais procurados dos sites educativos, todos a serem excluídos da busca. Se você estivesse procurando uma inofensiva receita de “bolo de laranja” tinha de pedir pro mecanismo de busca excluir palavras como “s hit”.

    O Google quando chegou reduziu o tamanho das páginas em 90%, pois todas tinham um imenso dicionário escondido de modo a ter posição alta no ranking dos mecanismos de busca.

    • Essa última eu não sabia: gostei de ver que o Google tornou a internet mais rápida, mesmo que indiretamente! ô.0

  • Depos que o google ficou do mal tenho tentado me afastar de todos os serviços dele.
    Email? outlook
    Rede social? facebook e twitter
    Sistema operacional? Qualquer um que não seja android.

  • nem lembro quando comecei a usar. a primeira experiência buscando pr0ns foi com o cadê, em uma conexão de 56kbps compartilhada por 8 alunos do curso de informática. relutei pra usar o gmail, porque achava o hotmail mais bacana (sim, eu era idiota).e sempre achei horrível o logotipo (bevel, emboss, bevel, emboss…).

    mas não tem como negar que o google é DEUS. google drive, tradutor e agenda fazem parte do meu dia a dia produtivo. tirando o defeito do drive, de não sincronizar arquivos decentemente via explorer ou finder, tudo é lindo.

    com pesquisas nunca lembro ter ficado na mão. pelo contrário, lembro de sempre ter umas 4 abas abertas, cada uma com uma pesquisa diferente, levando pra outras 30 abas de conteúdo relevante.

  • Meu comentário foi para moderação…

    Também fui um usuário do Cadê e do Altavista, já que nunca gostei do Yahoo.

    Quem se lembra do Metaminer? Sites baseados nele foram bem populares no início dos anos 2000 e já eram “inovadores” por serem indexadores de conteúdo. Em sites como o achei ou cadê (desenterrei!) o dono do site o cadastrava e fazia uma descriçao do mesmo, e a busca era meramente interna. Eu fiz, para algumas pessoas.

  • Só um detalhe. O pai do Android não é o Google e sim a OpenHandset Alliance, da qual o Google é a maior patrocinadora, mas não dona.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Martins Fontes Paulista, Cupom de desconto Empório da Cerveja