Digital Drops Blog de Brinquedo

Tá na hora tá na hora… tá na hora de kibar…

Por em 22 de setembro de 2012
emApple e Mac
Mais textos de:

Site | Twitter
  • DavidSiqueira

    Grande parte dos Apps da Apple usam referências do mundo real nas interfaces, como a calculadora inspirada no modelo da Braun ET66, o aplicativo de podcasts também inspirado em um Braun, o toca fitas TG60. O calendário com as cores e texturas que – dizem que – vem do avião particular do Jobs, o iBooks inspirado na estante da casa da minha avó…
    Esse relógio foi inspirado em um dos modelos de relógio mais famosos do mundo, e com um design interessante e minimalista. Usar o BigBang acho que seria exagerado.
    Vejo essas “inspirações” de forma positiva, mas infelizmente dessa vez alguém não gostou da homenagem e quer ganhar um tutuzinho… Acredito que a Apple vá pagar uma graninha e o assunto vai morrer.

    • profeloy

      Ou trocar o design, ele não é essencial ao app.

      • DavidSiqueira

        Sim, já mudaram o design de um App até por sugestão de um doido brasileiro :P… mas acho mais provável que solucionem o problema com dinheiro.

        • Charles L’Astorina

          Bom, eles mudaram o app de calculadora pra acabar com os problemas judiciais, não duvido que façam isso nesse aí…

          • DavidSiqueira

            Não sabia que a calculadora havia sido alterada por problemas judiciais.
            A mudança que me referi foi no App de música do iOS5

      • achsanos

        Mas esse é o ponto. Jobs não era bobo, e a Apple quando kiba, kiba com força, só design excelente; não é qualquer conceito pé-de-boi que eles saem copiando. Quer dizer, é o equivalente a outra empresa lançar um smartphone com layout semelhante ao iPhone e eles abrirem o berreiro. De ingênuo aqui, ninguém.

    • http://www.facebook.com/people/Marcelo-Eiras/1567301419 Marcelo Eiras

      Deixa ver se eu entendi. Os outros copiam a Apple homenageia ? =D

      • DavidSiqueira

        Simplesmente copiar é o que a Samsung fez, criou um celular exageradamente ‘inspirado’ em outro aparelho do mesmo tipo, outro celular. Copiou até o design dos ícones, abandonando o padrão do androids para ser mais facilmente confundido com o concorrente famosão.
        Utilizar elementos reais no design de interfaces, considero inspirar-se. Eles não estão vendendo um produto concorrente, o segmento é diferente.

        • http://www.facebook.com/fuzatto André Fuzatto

          Na boa David, é cópia mesmo! Quando se fabrica algo “inspirado” em outros produtos mesmo que não sendo do mesmo seguimento, tem que se certificar de não estar infringindo nenhum tipo de direito autoral. Nesse caso não é inspiração, existia um registro de direitos sobre o designer que ninguém checou que existia, ou se checou fingiu que não viu. É cópia mesmo, na cara dura. Se colar, colou!

        • http://www.shimatai.com.br Wagner Shimatai

          Então seguindo a sua linha de pensamento a Samsung se inspirou no iPhone, porque o iPhone não é considerado por muitos do mesmo seguimento do SII, que é muito superior ao aparelho da Apple, alguns já chamam essa categoria do SII, HTC One X, entre outros de superphones.

          • DavidSiqueira

            um é celular, o outro também é celular mas segunto o Sr. Shimatai não são o mesmo segmento de produto. Nossa que impressionante.

          • http://www.shimatai.com.br Wagner Shimatai

            Foi a sua linha de pensamento. Surpreendente foi você achar que um relógio em forma de aplicativo não é um relógio. Pelo menos você deixa a entender isso. Só comentei seguindo a sua própria linha de pensamento.

          • DavidSiqueira

            Se é um relógio, concorrente da Mondaine e tal, coloque-o no pulso ou pendure na parede e seja feliz. :P hehe

          • http://www.shimatai.com.br Wagner Shimatai

            Não se trata de concorrência e sim de violação de patente, coisa que a Apple prega ao máximo. Agora quando ela viola chama-se inspiração?! Te parafraseando: “Nossa, que impressionante!”.

          • http://www.facebook.com/hermes.oliveira.737 Hermes Oliveira

            Realmente há dois pesos e duas medidas e completando a Apple não inventou o retângulo,pois os smartphones basicamente têm uma tela touch retangular e internamente a tecnologia da Samsung é melhor, inclusive nem o Iphone funcionaria sem estas tecnologias, portanto quem esta copiando quem é a pergunta que não quer calar.
            Aplemanicos abram o olho pois eles querem é o que está na sua carteira, manipulando opiniões e deixem de babar nestes aparelhos.

          • http://www.facebook.com/fuzatto André Fuzatto

            O direito autoral se dá pelo registro de uma idéia, seja ela de um layout como nesse caso, um produto, uma tecnologia, e por aí vai, e não tem nada a ver com a aplicação dada a tal. Então meu amigo, não importa se são concorrentes ou não, se os produtos são do mesmo seguimento. A amada Apple (somente por appleflags claro), que é contra qualquer tipo de violação de patentes, quebrou uma patente sem se preocupar ao menos em esconder ou disfarçar isso, foi na cara dura mesmo, isso significa que a violação de patentes só serve aos interesses dela. Mas nesse caso não é violação de patentes, certo? É somente “inspiração”!
            Não existe desculpa neste caso, pois uma empresa do porte da Apple, sabe muito bem, até mesmo por suas atitudes nos tribunais, que não se pode copiar algo, sem se preocupar com direitos autorais, seja do layout de um relógio, ou de uma tecnologia multitouch de uma tela. Se inspirar em algo, é dar traços ao seu produto de algo que lhe agrada, não fazer uma cópia.
            “Foi kibagem mesmo!”

          • DavidSiqueira

            Você está quase me convencendo, estou quase ligando para o Tim Cook para que ele faça um pedido público de desculpas, mas antes, conte-me mais sobre seu conhecimento em patentes e direitos autorais na Suiça… você está misturando um pouco direito autoral com patente, pelo menos no Brasil não são a mesma coisa, e por aqui não podemos patentear tudo no INPI alguns casos só pode ser feito o registro do direito autoral na Biblioteca nacional… Não faço idéia de como funciona isso na Europa, nem que tipo de diereitos a mondaine possui, tudo o que tenho dito foi opiniao pessoal. Então por favor explique um pouco mais senhor especialista.

          • http://www.facebook.com/fuzatto André Fuzatto

            É, eu confundi mesmo patentes com direitos autorais, mas é que foi má influência sua que confunde quebra de patentes com inspiração. T+

          • DavidSiqueira

            Boa, Gostei da resposta haha.

          • http://twitter.com/HufflepuffBR Fábio Emilio Costa

            É o pensamento da Apple, que vê o iPhone como a última bolacha do pacote. (PS: a que sempre tá quebrada)

        • http://twitter.com/HufflepuffBR Fábio Emilio Costa

          Seu argumento valida os HiPhones. Eles colocam um H no início do nome e uma cacetada de engrish, portanto não são “exageradamente inspirados” no iPhone

    • http://www.facebook.com/people/Daniel-Strohschoen/100001014604387 Daniel Strohschoen

      “BigBang” seria uma alusão ao Big Ben, sino que fica dentro da torre do relógio do parlamento inglês?

    • http://profiles.google.com/1bertorc Humberto Ramos Costa

      Fale um pouco sobre a semelhança entre o iPhone e o primeiro LG Prada…
      Ou foi só uma ‘inspiraçaozinha’ também?

    • http://profiles.google.com/1bertorc Humberto Ramos Costa

      Ou talvez queira discorrer sobre o Lemur da Jazzmutant. primeiro dispositivo comercial multi-touch lançado em 2005 (a tecnologia já existia desde 1984). O fato de ser um controlador de música invalida o argumento de cópia? Mesmo com os iPads hoje matando boa parte do mercado dele?
      A diferença é que a Apple processa as outras empresas por causa da noção que ela consegue incutir nos usuários (e depois nos juris) que ela inventa tudo e os demais apenas a copiam. A Apple é EXCELENTE em juntar tudo de uma maneira ‘redonda’, coisa que faz como ninguém e por isso tem a liderança.
      O que não faz sentido é querer processar alguém por algo que eles também fazem o tempo todo. Aonde isso vai levar? A uma guerra de patentes que já começou com o google (através da Motorola) processando a Apple.
      Quem perde? O consumidor já que estes custos jurídicos são repassados (é claro) para o preço e as empresas dedicam boa parte de sua energia a essas áreas e menos aos setores de pesquisa e inovação.

  • http://www.facebook.com/roberto.g.delima.9 Roberto Galvão de Lima

    Aí depois a Apple vem falar em direitos autorais!!!

    • DavidSiqueira

      Considerando que a Apple não fabrica relógios, apenas usou o design de um relógio famoso para ilustrar um aplicativo, não sei se seria realmente algo comparável à disputa AppleXSamsung

      • http://twitter.com/Cyber_Ramses/ Ronaldo Gogoni

        É comparável no sentido que a Apple usou um design licenciado e não pagou por ele, ou seja, kibou sim.

        • http://twitter.com/Eddie_soul True Story

          design licenciado ? alguem nao conhece sobre patentes…

          • http://www.shimatai.com.br Wagner Shimatai

            Não importa se o design de um relógio aplicativo (não físico) se inspirou num relógio real (modelo físico), o que importa é que o design foi copiado e violado. Sim, é possível patentear design nos EUA. Inclusive tem livros sobre esse tema a venda na Amazon, vale a consulta. Se a Apple kibou o design desse relógio suiço centenário e a Mondaine detém os direitos sobre o mesmo é plausível que a Apple prove do mesmo veneno.

          • http://twitter.com/Eddie_soul True Story

            vc sabe que patentes vencem ne?

          • http://twitter.com/Silver_Hawk Thiago Margarida

            e voce poderia me dizer em qual data exata ESTA patente venceu?
            Se vence mes que vem, então ainda não venceu, e eles ainda não poderiam usar

          • http://www.shimatai.com.br Wagner Shimatai

            Sim, vencem, mas se não estou enganado, no sistema de patentes americano pode-ser renovar por mais 20 anos determinados tipos e segmentos de patentes. Veja o caso dos Beatles, em que a Yoko Ono ainda recebe direitos sobre as músicas de John Lenon. Já deveriam ter expirado, não?!

          • http://profiles.google.com/1bertorc Humberto Ramos Costa

            Patente é diferente de copyright. LTC copyright ‘vence’ 70 anos depois da MORTE do criador. E mesmo assim há vários casos em que a duração é postergada. Tudo depende do poder de lobby da empresa.
            Na prática se houver interesse economico ‘pra valer’ a duração tanto de um quanto de outro pode ser postergada indefinidamente. As únicas patentes e copyrights de idéias que vieram depois da criação da propriedade intelectual são de produtos e/ou idéias cujo lucro não compensa mais as pendengas judiciais.
            Quando alguma grande empresa ainda está explorando a idéia ela pede prorrogação e justifica dizendo que merece ter o retorno do investimento…
            Paz.

      • http://sinapseslivres.com.br Guilherme Macedo

        Em resumo: Apple inspirou, mas Samsung roubou, não é verdade? Tenha pelo menos coerência.

        • DavidSiqueira

          Nossa, agora todas as vendas de relógio de pulso da Mondaine vão parar pois a Apple roubou o design de um relógio e colocou num iPad!!! Todo mundo prefere colocar um iPad no pulso!

          A Samsung se “inspirou”em um celular para fazer um celular. A Apple copiou o design de um dos relógios mais famosos do mundo, ícone de um país conhecido pelos seus relógios altamente precisos, para fazer um aplicativo.

          • http://sinapseslivres.com.br Guilherme Macedo

            Eu sou a favor de um uso flexível e mais aberto das patentes e direitos autorais Mas sua lógica é incoerente. Se é a favor da Apple neste caso, vc é obrigado a ser a favor da Samsung no outro. A questão é vendas ou coisa do tipo, pouco importa, a questão é de direito de propriedade e mais que isso, um direito moral (esse, muito mais o importante, tão que é inalienável). Quem considera patentes genéricas e de funcionalidade do caso Samsung como essenciais, não pode considerar esse um simples caso de “inspiração”. É contraditório.

          • http://twitter.com/HufflepuffBR Fábio Emilio Costa

            Com o tanto de gente que consulta o celular para ver hora, eu se fosse a Mondaine desceria o porrete na Apple

      • OverlordBR

        Que eu lembre, patentes são patentes independentemente de onde a “cópia” é utilizada.

        Pela tua lógica tacanha, se eu utilizar tecnologias da Apple em produtos que não concorrem com ela, não estou roubando nada.

        Santo Deus, tu és a personificação de um Appletard!

        • DavidSiqueira

          Obrigado, me sinto lisonjeado haha :)

  • profeloy

    Eu me pergunto se isso é kibagem ou homenagem. Não sei responder nem tenho opinião formada, gostaria de ver outras opiniões (não fanboyzices). Tipo, não faz muita diferença que relógio é mostrado, se realmente incomoda os suíços (é um direito deles) troca o design do app.

    • achsanos

      Já houve outras homenagens como essa, da UI do OSx ao layout do iPod. E Jobs, além de antenado em design, era pródigo em fomentar sua genialidade com, digamos, idéias alheias. É juntar isso com o terceiro parágrafo do texto e teremos cheiro de quibe (ou melhor, de kibe) no ar.

    • http://twitter.com/Silver_Hawk Thiago Margarida

      Só é homenagem, quando o ‘alvo’ quer/aceita ser homenageado pela forma escolhida.
      Além de que só é homenagem, quando se diz a quem voce está homenageando. Cade um link pra pagina da wiki do criador do design? Ou o nome dele ao menos?

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=100001317383020 Victor Ferreira

    opa!! agora eles vão provar do próprio veneno

  • http://ceticismo.net André

    Ver Macfag fazendo malabarismo para dizer que um roubo de design descarado é “inspiração” ou “homenagem” é divertidíssimo. Vou colocar Uma maçã mordida colorida num horti-fruti do lado de uma Apple Store e justificar que eles não vendem frutas.

    Bom, quando o fundador de uma empresa diz que “Picasso tinha um ditado que afirmava: ‘Artistas bons copiam, grandes artistas roubam’. E nós nunca sentimos vergonha de roubar grandes ideias”, não há muito o que se dizer.

    Btw, o relógio é feio. Devia ser lindíssimo há mais de 60 anos. Minha avó também era. Há trezentos milhões de relógios melhores e mais bonitos na App Store. Já me livrei daquela coisa mais do que feia, que do jeito que as coisas andam com os mapas, bem capaz de mostrar a hora errada..

  • http://www.facebook.com/people/Marcelo-Eiras/1567301419 Marcelo Eiras

    “Picasso tinha um ditado que afirmava: ‘Artistas bons copiam, grandes artistas roubam’. E nós nunca sentimos vergonha de roubar grandes ideias” – Steve Jobs

    Bem, não é preciso dizer muita coisa depois disso.

    • http://www.shimatai.com.br Wagner Shimatai

      O mais engraçado que o Bill Gates falou exatamente a mesma coisa no início da Microsoft.

      • http://twitter.com/HufflepuffBR Fábio Emilio Costa

        Se você for ver, é realmente a Lei de Lavoisier se aplicando à vida real.

        Uma pena que a Apple ache que isso só vale quando é a favor dela.

  • Pingback: Tá na hora tá na hora… tá na hora de kibar… – Meio Bit | ManchetesDobBrasil.info

  • http://www.facebook.com/flavia.nunespino Flavia Nunes Pino

    Santo Deus, como semrpe a Apple fazendo Apllices kkkkkkkkkkkkk
    Tinha que ser! Uma vez pirata do vale do silicio, sem pre pirata do vale do silicio!

  • http://twitter.com/Cyber_Ramses/ Ronaldo Gogoni

    Me pergunto: esses macfags que defendem Cupertino com unhas e dentes são todos acionistas da Apple, né?

  • Pingback: Tá na hora tá na hora… tá na hora de kibar… – Meio Bit « Web Rádio Rhema

  • la_gomes

    Está ocorrendo tanta coisa com a Apple depois da partida de Jobs que acho melhor algum engenheiro deles inventar o iZumbi e trazer o antigo CEO de volta!

  • http://www.facebook.com/people/Marcelo-Lobo/1647590405 Marcelo Lobo

    quer algo mais pornográfico que isso?

    • http://twitter.com/billbarsch Bill Barsch

      É tão igual que da até medo!!! vai dar tanto processo na justiça que eu não vou ter paciência de ler as notícias… tem alguma coisa muito errada ai… poderia a nokia ter descoberto o design da Apple e ter lançado seus smartphones antes? a Apple teria coragem de ter feito uma cópia tão absurda dessas? Não tem como ter sido coincidência… é igual demais… tô besta com essa viu? tsc tsc…

  • http://twitter.com/tbocao Bocão Thiago

    Bons artistas copiam, Grandes artistas roubam. Essa é a essência que tornou a Apple o que é! eles não tem escrúpulos de roubar aquilo que é bom!

  • http://www.facebook.com/antonio.carlos.1612 Antonio Carlos

    CHUPA IPHONE

  • http://www.facebook.com/people/Victor-Hugo-Pinheiro-Cunha/100000347554778 Victor Hugo Pinheiro Cunha

    Mas não estamos cansados de saber que os norte americanos só usam a lei ao favor deles? Leis que eles mesmos nunca cumprem? Parece que eles conhecem bem aquele velho ditado brasileiro. Aos amigos, tudo. Aos inimigos, a lei.

    • http://profiles.google.com/1bertorc Humberto Ramos Costa

      As empresas americanas como todas as outras tentam usar as leis a favor delas mesmas, tanto que a Samsung foi condenada na Europa também. Toda empresa faz isso. É claro que eu duvido q a Apple ganharia o mesmo processo na Coréia do Sul…
      A diferença é que a guerra de patentes nos EUA importa mais por qu o mercado deles é maior.
      De minha parte eu acho a legislação atual de direito autoral absurda e quero ver onde isso vai parar agora q o google começou a processar a Apple de volta.

  • http://www.facebook.com/rodrigosalfer Rodrigo Salfer

    Não quero falar besteira pois eu não sei como se aplica a regra especialmente a design. Porem em questão de patentes elas caducam após um tempo, se eu não me engano o prazo maximo é 30 anos. E por o relogio ter sido feito em 1944 talvez já tenha caducado a patente do design, caso a informação estiver correta por favor comente e me corrija.

    • http://twitter.com/HufflepuffBR Fábio Emilio Costa

      As patentes vem tendo seus tempos de vidas estendidos cada vez mais, como no caso dos copyrights.

  • Andre_K

    “…na Suíça, usado em todas as estações de trem do país e licenciado em boa parte da Europa.”
    E, em várias das estações mais antigas do metrô de SP com a marca Eska. Se não é igual, é muito parecido.

    _____
    42

  • http://www.facebook.com/Alcy2k Alcy Inacio de Araujo

    Raramente eu posto alguma coisa (prefiro me divertir com os comentários) mas quando resolvo fazê-lo, o post não aparece. Estava fora das normas?

  • Felipe Daidouji

    Moral da história: a Maça copiou, a Suiça processou, e a culpa será da Samsung.

  • Pingback: Apple paga pelo kibe mais caro do mundo « Meio Bit