Projeto da ONU usará Minecraft para planejamento urbano

dori_min_10.09.12

Para quem nunca jogou o Minecraft, o jogo pode dar a ideia de que não passa de um sandbox sem sentido, onde as pessoas gastam horas apenas construindo um mundo virtual quadradão – o que não deixa de ser verdade – mas o que poucos sabiam é que a criação da Mojang também pode ajudar os governos a urbanizar algumas regiões.

Inspirado em um projeto sueco chamado Mina Kvarter (My Blocks), a ONU fechou uma parceria com o estúdio independente para que até 2016, jovens ajudem a melhorar 300 espaços públicos. Tendo como principal patrocinador a própria Mojang, o primeiro lugar atendido pelo Block by Block será Nairóbi, no Quênia.

Essa se provou uma ótima maneira de visualizarmos o planejamento de ideias sem a necessidade de formação em arquitetura,” afirmou Carl Manneh, diretor da desenvolvedora. “As ideias apresentadas pelos cidadãos serviram como fundação paras as decisões políticas. O Mina Kvarter foi um grande sucesso e está se espalhando por mais áreas da Suécia. Ele também foi reconhecido internacionalmente como uma nova maneira de se fazer planejamento urbano.

Está aí, gostei da ideia e acho que seria muito legal se algumas regiões do Brasil fossem atendidas pela iniciativa. Caso não saiba o que pode ser feito no Minecraft, este vídeo pode ser considerado um ótimo exemplo.

[via ReadWriteWeb]

Relacionados: , , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • Edmilson_Junior

    Gostei da ideia, as partes técnicas serão feitas por profissionais competentes mas a ideia criativa pode vir de qualquer lado.

  • Pingback: Projeto da ONU usará Minecraft para planejamento urbano | .: Eu Faço Programas :.()

  • Desculpe-me. Mas sou mais SimCity.

    • Carlos Magno GA

      Corrigindo: Sim City 2000. 😀

      Eu lembro de um jogo chamado “Transport Tycoon Deluxe” que tinha 4 opções de terreno. Uma era similar às planícies americanas (a que tinha no Tranport Tycoon original), uma na neve (a melhor de jogar), uma numa terra de doces meio casa da bruxa do João e Maria e a última em uma paisagem desértica (havia a opção de você cuidar do tranporte de água potável).

      Com base nessa última, eu sempre fiquei imaginando em um Sim City ou mesmo um The Sims versão “Sertão”. É estranho no The Sims só poder fazer casas de madeira com paredes finais, sempre quis construir uma casa de tijolos (e não apenas papel de parede de tijolos) ou pau a pique. Gostei tremendamente de uma atualização que agora permite lavar roupa, aumentando o realismo um pouco.

      • Transporte Tycoon, tenho até hoje no meu pc! Faz um tempão que eu não abro, mas sempre que eu jogo é a mesma emoção! 🙂

        Tem um projeto paralelo se eu não meu engano, chama OpenTTD, e a comunidade da suporte até hoje! É o mesmo jogo, mas com melhorias da comunidade. Bem massa pra matar a saudade!

  • OverlordBR

    Ótima idéia!

    A versatilidade do Minecraft aliada a sua facilidade de utilização trará resultados, com certeza, impressionantes!

    Interessante que a quantidade de pacotes de texturas para os “bloquinhos” do jogo é bem grande e ajudará ainda mais neste projeto da ONU com patrocínio da Mojang.

  • Acho que o preço do minecraft estoura a verba do Quenia para urbanização, talvez um tuxcraft seria uma alternativa melhor para eles.

  • Pingback: Minecraft vira matéria escolar na Suécia « Meio Bit()

  • Pingback: Projeto da ONU usará Minecraft para planejamento urbanoEu Faço Programas()

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Adidas, Cupom de desconto Submarino, Cupom de desconto Americanas, Cupom de desconto Casas Bahia