Câmeras mais vendidas no Japão – 1º semestre

Gosto de sempre estar de olho nas estatísticas de vendas de câmeras no Japão. É um dos maiores mercados fotográficos (equipamentos) do mundo e os maiores e mais importantes fabricantes estão por lá. O consumidor japonês é muito exigente com a qualidade de seu equipamento e tem o poder aquisitivo para trocar de câmera todo ano. Por isso gosto de encarar o mercado nipônico como um termômetro do que pode estar acontecendo nos outros países civilizados.

Falando em DSLR temos um dado que é muito interessante. A Canon, sozinha, é responsável por dominar 59,8% de todo o mercado. Ouvindo essa notícia aqui no Brasil pode parecer algo muito estranho, pois a preferência nacional é pela concorrente Nikon, que na Terra do Sol Nascente, ocupa a parcela de 29,6% do mercado. Se você acompanha as estatísticas, então pode achar isso tudo muito estranho. Historicamente a Canon realmente domina o mercado japonês, mas a diferença entre as duas empresas ficava em torno de 10 pontos. Dessa vez chegou a 30 pontos. Ninguém consegue explicar muito bem isso, mas se o fato se repetir no segundo semestre pode se configurar em uma situação muito delicada para a Nikon.

Nas outras categorias de câmeras tudo está normal. Nas mirrorless a Olympus, mesmo com todos os problemas e crises financeiras  (alguém se lembra da história da Yakuza?) ocupa o primeiro lugar com 30,7% seguida de perto pela sua parceira em desenvolvimento tecnológico, a Panasonic, com 29,6% do mercado. Pensei que a Sony iria arrasar nesse segmento, mas parece que as NEX não foram muito bem assimiladas pelo mercado. No lado das compactas a Canon ainda está na frente com 16,2 % do mercado seguida de perto pela Sony com 15,4% do bolo. A Sony sempre foi forte concorrente no mundo das compactas, mas vemos que o primeiro e o segundo lugares dominam apenas 30% da preferência justamente por ser a categoria com maior concorrência.

Obvio que esse tipo de informação não nos traz nada de realmente prático, mas é bom saber o que está vendendo mais. Já dizia o filósofo que toda unanimidade é burra, mas temos que admitir que possa sim influenciar na escolha do equipamento.

Relacionados: , ,

Autor: Gilson Lorenti

Geógrafo de formação e fotógrafo de coração, comecei a fotografar com 18 anos de idade (antes disso nunca tinha pegado uma câmera na mão). Depois de muito estudo veio a carreira profissional que passou por várias modalidades da fotografia até realmente descobrir o que gosto de fazer. Hoje me dedico ao ensino de fotografia, fotografia Fine Art e Books Fotográficos (gestante, moda, sensual). Tomando emprestado as famosas palavras de Ansel Adams "Quando as fotografias não forem mais suficientes, me contentarei com o silêncio".

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples