Câmeras mais vendidas no Japão – 1º semestre

Gosto de sempre estar de olho nas estatísticas de vendas de câmeras no Japão. É um dos maiores mercados fotográficos (equipamentos) do mundo e os maiores e mais importantes fabricantes estão por lá. O consumidor japonês é muito exigente com a qualidade de seu equipamento e tem o poder aquisitivo para trocar de câmera todo ano. Por isso gosto de encarar o mercado nipônico como um termômetro do que pode estar acontecendo nos outros países civilizados.

Falando em DSLR temos um dado que é muito interessante. A Canon, sozinha, é responsável por dominar 59,8% de todo o mercado. Ouvindo essa notícia aqui no Brasil pode parecer algo muito estranho, pois a preferência nacional é pela concorrente Nikon, que na Terra do Sol Nascente, ocupa a parcela de 29,6% do mercado. Se você acompanha as estatísticas, então pode achar isso tudo muito estranho. Historicamente a Canon realmente domina o mercado japonês, mas a diferença entre as duas empresas ficava em torno de 10 pontos. Dessa vez chegou a 30 pontos. Ninguém consegue explicar muito bem isso, mas se o fato se repetir no segundo semestre pode se configurar em uma situação muito delicada para a Nikon.

Nas outras categorias de câmeras tudo está normal. Nas mirrorless a Olympus, mesmo com todos os problemas e crises financeiras  (alguém se lembra da história da Yakuza?) ocupa o primeiro lugar com 30,7% seguida de perto pela sua parceira em desenvolvimento tecnológico, a Panasonic, com 29,6% do mercado. Pensei que a Sony iria arrasar nesse segmento, mas parece que as NEX não foram muito bem assimiladas pelo mercado. No lado das compactas a Canon ainda está na frente com 16,2 % do mercado seguida de perto pela Sony com 15,4% do bolo. A Sony sempre foi forte concorrente no mundo das compactas, mas vemos que o primeiro e o segundo lugares dominam apenas 30% da preferência justamente por ser a categoria com maior concorrência.

Obvio que esse tipo de informação não nos traz nada de realmente prático, mas é bom saber o que está vendendo mais. Já dizia o filósofo que toda unanimidade é burra, mas temos que admitir que possa sim influenciar na escolha do equipamento.

Relacionados: , ,

Autor: Gilson Lorenti

Geógrafo de formação e fotógrafo de coração, comecei a fotografar com 18 anos de idade (antes disso nunca tinha pegado uma câmera na mão). Depois de muito estudo veio a carreira profissional que passou por várias modalidades da fotografia até realmente descobrir o que gosto de fazer. Hoje me dedico ao ensino de fotografia, fotografia Fine Art e Books Fotográficos (gestante, moda, sensual). Tomando emprestado as famosas palavras de Ansel Adams "Quando as fotografias não forem mais suficientes, me contentarei com o silêncio".

Compartilhar
  • Keaton

    Essas NEX tem boa qualidade? Se tá perdendo para Sony, tenho minhas dúvidas…

    O que a Yakuza tem a ver com isso? =p

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Martins Fontes Paulista, Cupom de desconto Empório da Cerveja