Meio Bit » Arquivo » Internet » 10 anos de blogs

10 anos de blogs

17 anos atrás

Dave Winer é considerado um pioneiro em blogs, com seu blog completando em 1/4/07 10 anos de existência. Posso dizer que grande parte do crédito à criação dos blogs como existem hoje pode ser dado ao Dave, e neste momento podemos refletir como a maneira que usamos a Internet mudou bastante nestes 10 anos.

No início disto tudo, as páginas eram feitas manualmente, com o blogueiro editando diretamente o código HTML da página. A seguir, começaram a surgir os scripts que fazem esta tarefa automaticamente, e assim deixam o blogueiro livre para o que se propõe a fazer: escrever. Sistemas como o blogger tornaram-se (e ainda são) bastante populares. Para quem dispõe de um pouco mais de habilidades técnicas, vários scripts foram disponibilizados, como MovableType, b2evolution, WordPress, entre outros. Ao mesmo tempo, o fato destes serviços disponibilizarem o conteúdo dos blogs em RSS permitiu que os leitores acompanhassem muito mais conteúdo ao integrar tudo isto em um único lugar: agregadores RSS.

Dez anos depois da criação do blog do Dave, aqui estamos, com os blogs ganhando cada vez mais importância, sendo produzidos de maneira mais profissional, e principalmente fechando o abismo que existia entre os leitores e autores na mídia profissional.

Em sua essência, os blogs não mudaram muito. A idéia de qualquer um com uma idéia na cabeça poder exibí-la para qualquer um é algo que deu ao usuário o poder que nunca teve. Vejam por exemplo que um indivíduo fazendo uma paródia do Steve Jobs chama a atenção, e com certeza o verdadeiro Steve Jobs o lê.

Que acontecerá nos próximos 10 anos no mundo dos blogs ?

relacionados


Comentários