Meio Bit » Arquivo » Games » Medo de ultrapassar

Medo de ultrapassar

17 anos atrás

Sempre gostei muito de jogos de corrida, porém de uns anos para cá acabei perdendo um pouco o ânimo para este tipo de jogo. Para explicar o motivo desta falta de empolgação preciso voltar alguns anos no tempo e relembrar dois jogos que causavam uma grande tensão ao se tentar ultrapassar um automóvel.

No início dos anos 90 conheci dois games que mais tarde virariam febre no mundo todo, arrebatando verdadeiras legiões de fãs. Os games eram The Need for Speed e Test Drive II: The Duel.

Na prática ambos os games tratavam de corridas um contra um, no geral em pistas de rua. Nada de ficar dando voltinhas em circuito, embora o TNfS tivesse algumas pistas fechadas. Os dois jogos possuíam uma inteligência artificial apurada para a época e era o mais perto que poderíamos chegar de dirigir uma Ferrari, uma Lamborghini ou um Porsche.

Mas o que mais me fascinava nesses games eram duas características. Uma delas era a visão dentro do carro, com direito a painel, volante e tudo mais. Só isso já elevava o realismo às alturas, a outra era o medo que sentíamos ao fazer uma ultrapassagem.

 

Tanto em TNfS quanto em TD2, ao chegar próximo de um carro e tentar fazer uma ultrapassagem precisávamos pensar duas vezes, principalmente se estivéssemos usando a câmera interna. A visibilidade era pouca e como as pistas eram estreitas e sinuosas, não eram raras as vezes em que acabávamos colidindo de frente com outro carro. Acho incrível como os jogos atuais não conseguem passar esta sensação de perigo ao se fazer uma ultrapassagem. Hoje simplesmente colocamos o carro de lado, "pisamos no acelerador" e vamos embora, pois mesmo que aconteça um acidente, logo, logo conseguimos alcançar de novo o adversário.

 

Após cerca de 15 anos de espera consegui achar um jogo que se aproxime dessas características e inclusive pertence a uma das duas séries citadas acima. Se trata do divertido Test Drive: Unlimited, disponível para Xbox 360, Playstation 2, Playstation Portable e PC.

No game você é um sujeito que se muda para a ilha de Oahu no Havaí com a intenção de disputar rachas pelo local. O interessante é que o jogo é quase um simulador de vida, pois você precisa comprar carros e até casa e conforme vai ganhando corridas, adquire mais dinheiro que pode ser investido em novos bens.

O jogo impressiona principalmente por sua grandiosidade. Toda a ilha está a sua disposição e a Atari, empresa esponsável pelo jogo, afirma que foram recriados todos os mais de 1500 km² da ilha, além de contar com 65 fabricantes diferentes, incluindo Aston Martin, Mercedes e Lamborghini. Some a isso um dos melhores modos online da atualidade, onde vários jogadores podem disputar corridas pela ilha, além de comprar, vender e trocar carros e peças.

Portanto, vou deixar a dica aqui para quem gostava da diversão oferecida por dois dos melhores games de corrida já criados. Se você possui alguma das plataformas citadas acima, adquira uma cópia do Test Drive: Unlimited e volte a pensar duas vezes antes de fazer uma ultrapassagem.

relacionados


Comentários