Meio Bit » Arquivo » Software » KDE 4 tem agenda oficial

KDE 4 tem agenda oficial

17 anos atrás

O projeto KDE agora tem uma agenda oficial para a versão 4 de um dos ambientes gráficos livres de maior abrangência do mundo. Segundo o cronograma liberado no dia 21 de Março de 2007 a data alvo para o lançamento da versão final é 23 de Outubro deste ano. Até lá o KDE 4 terá uma versão Beta (25 de Junho) e uma versão RC (25 de Setembro).

O KDE 4 pretende implementar um redesenho completo de seus subsistemas que permitirá, entre outras coisas, que aplicações escritas para sua API rodem em diversos sistemas operacionais distintos com pouca ou nenhuma modificação. Na lista de intenções também constam uma nova interface gráfica, novas máquinas de multimídia e extenso suporte à comunicação e rede que devem permitir ao Linux comportar-se de forma mais adequada para os padrões de um sistema desktop de uso pessoal.

Os desenvolvedores do projeto esperam, com seus esforços, que o KDE 4 torne-se um novo marco na forma como aplicações são pensadas e escritas e que ele redesenhe a forma como os usuários interagem com a interface dos sistemas operacionais. Para tanto, além das alterações visuais e estruturais, um modelo baseado em applets Javascript foi criado que permitirá, entre outras coisas, que as funcionalidades da interface possam ser modificadas ou melhoradas com a adição de pequenos blocos.

Se a idéia de adicionar pequenos aplicativos ao desktop parece velha conhecida saiba que no KDE 4 este recurso poderá ser usado para mais do que apenas adicionar relógios bonitinhos ao desktop. Até os menus de contexto dos objetos do desktop mudarão e se adaptarão às atividades que o usuário executa. O objetivo é ter um desktop dinâmico e fluído que deixe de ser o painel estático que conhecemos hoje. É esperar para ver se todas as expectativas serão atendidas.

Via OSNews

relacionados


Comentários