Ataque de força bruta à chave de ativação do Vista é quase impossível

Outro dia saiu aqui no Meio Bit e em outros sites que alguém criou um programa que fazia ataque de força bruta para conseguir uma chave de ativação do Windows Vista. O autor da suposta façanha confessou mais tarde que tratava-se de um hoax. Não cheguei a testar tal programa, nem teria como, mas só um pouco de matemática me fez pensar que aquilo seria quase impossível.

A chave de ativação do Vista possui 25 caracteres. As possibilidades são todas as letras do alfabeto mais os números. Ou seja, cada uma das 25 posições pode ser preenchida de 36 formas diferentes. O número de combinações possíveis é de 36^25 (trinta e seis elevado à vigésima quinta potência), um número tão grande, que nem consigo imaginar. Só pra ter uma idéia, seria um monstro com 39 dígitos (8 x 10^38).

Vamos supor que 1 bilhão dessas chaves tenham sido reservadas pela Microsoft como válidas. Um bilhão é representado pelo número 10^9. Então, a probabilidade de achar uma chave válida é de 1 em 8 x 10^29, que é uma chance tão pequena, que é mais fácil ganhar várias vezes na Mega Sena e levar um monte de raio na cabeça, e ainda assim não descobrir uma única chave válida.

Não há atualmente computador disponível no planeta Terra capaz de achar uma chave de ativação válida para o Vista, em um período razoável de tempo, por força bruta. O dia que acharem talvez a Microsoft nem exista mais. O que pode acontecer (se é que já não aconteceu) é alguém descobrir, analisando o código do sistema operacional, uma forma de crackeá-lo.

  • Kurt

    pra mim tanto faz, o vista é: pesado, caro, e prefiro gastar 1.000, “reáu” com um playstation 2 (que já tá de bom tamanho) ou um big upgrade no pc, o xp da pro gasto 😉
    mas poxa, o cd do vista NAUM É BUNITU?? NÉ NÃO?? BRILHANTE, COLORIDO….

    um blog diferente: otorto.wordpress.com , pois nem tudo na vida é certo

  • Mr Karate

    Crack até tem. Windows Vista rtm Activation, que não funciona. Fornece um serial mas não valida. Algumas pessoas me disseram que conseguiram validar a versão final do Vista Ultimate com ele. Mas sabe como é, Ah! eu fiz na casa de um cara. Funcionou…

    • Hehe! O cara que fez aquele ataque de força bruta disse que muita gente afirmou ter conseguido. Balela… com certeza o amigo do amigo do amigo foi quem conseguiu…

  • Quer saber? Prefiro fazer como aquele cara do video e “instalar” o Vista em um triturador de papel.

    Visitem mais esse blog
    (Também tenho que divulgar né?)

  • Comprar a versão update (que custa 150 à menos) e instalar uma vez e não autenticar e instalar uma segunda por cima como se fosse update parece funcionar legal.. Não acho que isso seja ilegal, ou será que é?

  • cgvieira

    Ouvi dizer que um grupo hacker/craker (whatever)denominado PARADOX lançou uma ferramenta funcional para ativação do Vista, inclusive o UE (Ultimate Edition).
    De igual forma não pesquisei, não vou pesquisar e nem teria como, já que acredito que o XP está de muito bom tamanho e com uma performance pra lá de razoável.

  • Parece que agora foi! :/
    Será que funciona por algum tempo?

    • Opa Kadu!

      O último link do texto aqui do Meio Bit aponta para esse paradox.

      Falou!

      • Justo um dos links que não cliquei :/
        Foi mal Alexandre…

  • ozzymarley

    Ebaaaa

    agora tenho o crack só falta um pc novo e um cd do vista xP

    =]

    by bob osbourne

  • asenci

    Para quem faltou na aula de matemática, probabilidade não é certeza, dizer que existe um chance em um milhão de algo acontecer, não quer dizer que você terá que esperar um milhão de iterações.

    Um sortudo pode muito bem ter conseguido acertar a chave em pouco tempo…

    O tempo que você vai demorar para achar uma chave válida, não depende só do numero de combinações possíveis e do numero de combinações válidas… depende também do algoritimo de busca e da distribuição das chaves válidas!

    • Sim, pode acontecer na primeira, no meio ou na última. Mas as chances disso acontecer são tão reduzidas que é quase impossível. Note o quase… está no título.

      Uma chance em 80.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000, certamente é algo muito fácil, por isso ganhei 20 vezes na Megasena.

      No chutômetro, na média, vc vai ter que procurar por metade disso… quase (note o quase) impossível.

      O tempo depende também do processamento do computador. Vamos supor que desse número todo vc tenha a sorte de conseguir nos primeiros 1% da sua busca. 1% de 8×10^38 é 8×10^36. Tá, vamos supor que vc seja mais sortudo ainda e ache nos primeiros 0,00001% da sua busca. Mesmo assim vc terá percorrido 8×10^31 possibilidades. Fácil, fácil, pelo visto.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Adidas, Cupom de desconto Submarino, Cupom de desconto Americanas, Cupom de desconto Casas Bahia