Meio Bit » Arquivo » Internet » E o Oscar foi para...

E o Oscar foi para...

17 anos atrás

Ontem foi a cerimônia de entrega ao Oscar. Se você é geek certamente algumas coisas chamaram a atenção. Não, nada a ver com a tecnologia de transmissão do evento, nada a ver com com algum avanço nos efeitos especiais e muito menos com os celulares que as celebridades carregavam. Antes da cerimônia, os amantes da tecnologia tinham seus olhos voltados para a possível exibição de um comercial do iPhone, que, aliás, realmente foi ao ar. Mas o que vou descrever foram coisas sutis que todo geek (e cinéfilo) não poderia deixar de notar.

A nova apresentadora do Oscar, a divertida Ellen DeGeneres, fez várias piadas durante a transmissão. Descontraiu o público entre os discursos muitas vezes maçantes dos vencedores da Academia. Em uma das brincadeiras pegou o ator e diretor Clint Eastwood e, ao invés de oferecer um script como fez com o grande vencedor da noite, Martin Scorcese, pediu para o Spielberg tirar uma foto de ambos para colocar no MySpace.

Segundos depois, na entrega do prêmio de melhor fotografia, Gweneth Paltrow fez referências ao YouTube e à possibilidade de qualquer um poder fazer um filme hoje em dia. Como já havia dito a revista Time, devido à geração de conteúdo pelos próprios usuários, "Você" foi a personalidade do ano de 2006.

Interessante que a cerimônia tenha citado dois ícones da web, ambos com problemas de direitos autoriais. O MySpace anunciou na semana passada que passaria a usar uma tecnologia de detecção e bloqueio de material não autorizado. O YouTube está com dificuldades parecidas e pretende implantar sistema semelhante. Não deixa de ser interessante já que em anos anteriores, durante a apresentação, críticas pesadas aos piratas de conteúdo foram feitas.

relacionados


Comentários