Momento WTF: Open webOS, versão Open Source do webOS do HP TouchPad, não rodará no HP TouchPad

Lembram do HP TouchPad, aquele iPad Killer da HP, que nasceu 1/7/2011 e morreu 18/8/2011, amargando 49 dias de vida, numa vergonhosa viagem da insignificância ao ostracismo?

Algum tempo depois a HP conseguiu razoável sucesso, vendendo o TouchPad a preço de banana, mas sem nenhuma promessa de atualizações. Esses compradores tiveram um momento de esperança quando a HP anunciou que iria abrir o código do sistema operacional, tornando o webOS um projeto comunitário, livre, alegre, progressista, do jeito que o Stallman gosta.

Um projeto OS só funciona se tiver massa crítica, e com a pífia quantidade de TouchPads vendidos a perspectiva de um grande contingente de desenvolvedores não era muito boa.

Agora vejo que essa era uma preocupação besta. O webOS não tem NENHUMA base instalada. O blog oficial do projeto anunciou que quando for liberado, o Open webOS NÂO RODARÁ no hardware atual, está sendo planejado para futuros hardwares.

Nas palavras de Derek Kessler, editor do blog webOS Nation:

“De novo, a HP tomou a decisão de negligenciar uma base pequena mas leal de consumidores, em busca de sonhos maiores”

De uns tempos pra cá virou moda transformar Open Source em lata de lixo de projeto fracassado, dando a falsa impressão de que essa comunidade vide de migalhas, quando muitos bons projetos já nascem Open Source. Complica quando nem isso conseguem fazer, pois o que a HP parece estar tentando é conseguir mão de obra gratuita pra seu próximo tablet. Muito feio de sua parte, HP.

Fonte: ATD

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz e Calcinhas no Espaço.

Compartilhar
  • lordtux

    Futuros hardware que talvez nunca existam. Parabens HP.

  • É a nova terceirização. Enquanto empresas sérias investem no modelo (Red Hat, Apache, Eclipse etc), outras acham que é uma alternativa mais barata de manter seus projetos fracassados. Vergonha mesmo.

  • Ainda não consegui processar que o webOSOP não rodará no TouchPAD. Tiro no pé?

  • Tem as duas vias: Transformar o opensource em lata de lixo de projetos fracassados, e adquirir um projeto bom e promissor e colocá-lo na gaveta porque a empresa compradora ou mudou o foco ou não sabe o que fazer com ele. Um exemplo disso é o BeOS, que há 10 anos fazia a cabeça de muita gente (faz até hoje, vide o HAIKU, que nada mais é que uma tentativa de cloná-lo e torná-lo atual). A promessa era da Palm lançar dispositivos com o BeOS, mas não lançaram nada, engavetaram o projeto e não liberaram pra comunidade (que certamente encararia a bronca, pois havia verdadeiros fãs do sistema). Curiosamente a mesma Palm lançou o WebOS, que era um SO interessante, mas com timing totalmente errado, foi parar nas mãos da HP, que também fez as suas cagadas, e agora, finalmente a comunidade ganha um OS mobile legal pra mexer. Porem essa está ocupada demais mexendo no Source do Android.

    Mas bem, se a HP não quiser colocar o novo WebOS no touchpad, tem versão do Cyanogem pra ele (que não sei em que pé está, se saiu do beta ou o quê, mas funciona).

  • Felipe Fernandes

    HP, por favor, volte a fabricar somente impressoras.*

  • Marco Mugnatto

    Enquanto isso Jelly Bean já roda no mesmo HP… 😛

  • Pingback: HP lança tablet Slate 7 por US$ 170 « Meio Bit()

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Martins Fontes Paulista, Cupom de desconto Empório da Cerveja