Mobile
Mobile
Digital Drops Blog de Brinquedo

Momento triste: Nokia fecha fábrica e monta último celular no Japão, digo, Finlândia.

Por em 31 de julho de 2012
emCelular Mercado relacionados    
Mais textos de:

Site | Twitter
  • Felipe Lima

    Nokia, meu Android esta esperando por voce! Venha para o lado bem da força!

    • Jacques Marques

      Eu concordo, se a Nokia a uns 2 anos a trás tivesse lançado um smartphone com Android, não estaria nesta situação, ao contrário da HTC a Nokia sempre teve produtos bons e baratos, mas o Symbian não nasceu para os smartphones era preciso um sistema mais atual. O Windows Phone pode até ser bom, mas não é a praia da Nokia vender apenas celulares Hiend e com o Windows Phone não tem jeito de fazer um celular barato mas funcional.
      Só espero que não seja tarde…

      • Felipe Lima

        Pois é. Imagine o Nokia cuidando dos Nexus. Seria perfeito!

    • http://www.facebook.com/luctimm Lucas Timm

      O “triste” é que ainda há espaço para um player de Android decente, que produza um bom hardware, atualize o Android sem obsolescência programada e respeite o consumidor. Eu era um dos que achava que a parceria Nokia x Microsoft daria certo, ledo engano.

      • Felipe Lima

        Imagine a Nokia cuidando da família Nexus da Google. Seria o casamento perfeito!

    • http://profile.yahoo.com/H7BCPS2MFA2JJ5OJJV3UDIH2SI Lenno

      Quando comecei a ler a matéria pensei a mesma coisa. Não posso me colocar como fã da Nokia, mas quando penso na marca penso em qualidade, em produto duradouro (aguenta porrada). É tão dificil assim imaginar que um celular com hardware mediano da Nokia faria sucesso com Android!? Se a Nokia tivesse um coconrrente similar ao Samsung Galaxy Y, quem compraria?

      Tenhos alguns cursos na área de Competências Gerenciais, onde se fala muito de visão de mercado e liderança. “Ser líder estar ligado a quão longe você consegue enxergar. Grandes gerentes enxergam anos a frente.” Mas na prática não vejo isso. Vejo grandes empresas que não enxergam um palmo adiante do nariz.

      • Felipe Lima

        “Vejo grandes empresas que não enxergam um palmo adiante do nariz.”

        * *

        Infelizmente!! :/

      • Luciano São Pedro

        Acho que a vaidade prevaleceu…

      • http://pt-br.facebook.com/people/Andre-Kenji-De-Sousa/731129656 André Kenji De Sousa

        A Nokia não é a Samsung. A Samsung controla escalas inteiras de componentes e de produção pela Ásia e pelo mundo todo. Por isso que ela pode vender mais barato que todo mundo.

        Isso, e não o Windows ou o Simbian que são o grande problema da Nokia. Ela ficou encurralada e os custos de produção se mostraram altos demais se comparados com os asiáticos.

      • http://www.facebook.com/people/Marcelo-Eiras/1567301419 Marcelo Eiras

        Deixar a decisão crucial para o futuro da Nokia em escolher entre Android e o natimorto Windows Phone nas mãos do Stephen Elop, um ex-funcionário da Microsoft é de uma insensatez inacreditável.

        Daqui a alguns anos se a Microsoft fracassar mais uma vez no mercado mobile a Nokia vai a falência e o Stephen Elop volta para Microsoft ainda com bônus pelos serviços prestados.

        No final a ajuda que a Microsoft prometeu a Nokia será compra-la por 2 mariolas.

  • http://www.facebook.com/nelson.h.c.nepomuceno Nelson Henrique Corrêa Nepomuc

    Tenho um E71 e adoro.
    Gostaria de ver um Nokia com Android, teclado QWERTY retrátil e… 2 chips!
    Estou pedindo muito? rs

    • Ricieri Poletti

      nao mas simplesmente o impossivel, a nokia morre, fecha as portas mas nao adota o symbiam, e me desculpe tenho um symbiam, vou ser sincero, estou a 4 dias a uma frustrada tentativa de atualizaçao do 2.3 para o 4.1, e o telefone tem capacidade para isso, e a administraçao de memoria é horrivel, mesmo que eu coloque todos os apps no cartao de memoria, ainda continua cheia a memoria do telefone, nao ha acesso facil, meu nao sei o que veem em andoid, pelo amor de deus, pra mim é coisa de amador

  • http://www.facebook.com/stelladauer Stella Dauer

    A Nokia seguiu bons caminhos, mas foi muito, muito lerda… uma pena.

  • http://www.facebook.com/people/Daniel-Santana/100000878974808 Daniel Santana

    Ela pode ainda diferenciar do mercado aproveitando o lancamento do FireFox OS. Baseado em HTML5, roda em qualquer N73 kkkkkk
    Seria sim um diferencial no mercado

  • Rafael Vieira

    Que pena, Nokia.
    Mas pode deixar que vou usar o meu 5800 xPressMusic até o fim de sua vida… em conjunto com meu Samsung Galaxy W recém adquirido.

  • http://twitter.com/Mamutti Ygor Mutti

    Será que o INDT tá correndo risco?

    • http://twitter.com/jan_lord Janderson Borges

      E você ainda tem dúvidas??? ;)

      • http://twitter.com/Mamutti Ygor Mutti

        Fechar fábricas e cortar funcionários sempre acontece quando as coisas vão mal, mas não é o fim do mundo. Parar de investir em pesquisa e desenvolvimento de novas ideias é como parar de tentar mudar a situação e o próximo passo é declarar falência. Acho que a Nokia ainda está um pouco longe disso. Não faço ideia da importância do INDT dentro da empresa, por isso a pergunta.

  • http://profiles.google.com/1bertorc Humberto Ramos Costa

    Podem dizer o q quiser mas que ainda falta um android ‘corporativo’ falta.
    E no Android ainda faz falta sim um celular cuja bateria dure 1 semana usando no talo (como muitos nokias fazem).
    Eu entendo os motivos da Nokia se unir a MS, mas acho que só esses dois ‘alvos’ já teriam sido uma boa porta de entrada alguns anos atrás.
    Sem falar que ela não teria problemas com patentes (quem teria coragem de começar uma briga de patentes para celular com a Nokia?)

  • http://www.facebook.com/people/Salomão-Santos-Soares/1769245302 Salomão Santos Soares

    Sobre Nokia adotar o Android: acham MESMO que isto salvaria uma companhia na situação dela? Quem acredita nisso acha que todo usuário de smartphone é geek, o que defnitivamente não é verdade (fonte: testemunhos empíricos by chutômetro). E para os que não sabem alguns setores da empresa eram pró-Android mas a idéia não foi pra frente por vários motivos, e um deles é que não agradava às operadoras.

    • Felipe Lima

      “Salvar” eu não diria. Agora, será que se a Nokia tivesse apostado no Android,hoje ela não seria o que é a Samsung?

      • http://twitter.com/Cyber_Ramses/ Ronaldo Gogoni

        Se a Nokia aderisse ao Android ela seria apenas mais uma fabricante. Ter fechado com o WP criou o terceiro ecossistema, o que na teoria é ótimo. O que escangalhou tudo foram decisões desastradas da Microsoft, principalmente a de que todos os atuais aparelhos não serão atualizados para o WP8.

        • http://www.facebook.com/people/Marcelo-Eiras/1567301419 Marcelo Eiras

          Alguma vez a Microsoft tomou alguma decisão no mercado mobile que não fosse desastrada ?

  • Humberto Henrique

    Triste é ver a fábrica fechar, todo mundo sendo demitido, a realidade é dura, não dá pra competir com o salário de um chinês.

  • http://www.facebook.com/people/Marcelo-Eiras/1567301419 Marcelo Eiras

    A Nokia parou no tempo, e quando acordou viu que seus sistema era absoleto e suas soluções internas confusas e pouco competitivas, sendo obrigada a escolher uma plataforma de terceiros: Android ou o Windows Phone. Não era uma decisão difícil, estava se afogando e tinha que escolher entre a boia ou a bigorna.

    Ai entra o fator cavalo de troia, ou seria cavalo de Redmond ?

    O seu presidente, Stephen Elop, ex-funcionário da fabricante da bigorna, consequentemente a pessoa menos indicada a tomar este tipo de decisão escolheu o natimorto sistema mobile da Microsoft, o Windows Phone. Não a única, mas possivelmente a última decisão errada da Nokia.

    Pelo menos a Microsoft já avisou que quando a situação piorar ela vai ajudar a Nokia, possivelmente a comprando por 2 mariolas.

  • http://www.facebook.com/fuzatto André Fuzatto

    Sempre gostei da Nokia, mesmo quando deixava os consumidores de lado em matéria de atualizações. A resistência da empresa em acompanhar a tendência do mercado (leia-se embarcar o Android em seus gadgets), insistindo no seu sistema proprietário, e depois no WP que até agora não decolou, ou se decolou ainda está dando voltas em torno da pista de pouso. Outro fator foi a invasão dos xing-lings da vida em matéria de aparelhos low-end, dificultando a vida da Nokia no setor. E por último e o mais importante, a má gestão durante o período de crise que já dura algum tempo, que até agora só apresentou como solução os cortes monstruosos de gastos, que deixa a empresa com uma conta menor, e menor ainda o número de investidores.
    Já tive um monte de aparelhos, e poucos deixaram saudade como os Nokia que tive, mas não me arrependo de hoje usar um coreano rodando o robozinho verde, pois este evoluiu para a nossa realidade atual, ou pelo menos está na luta tentando, e não falo somente de preços, mas de qualidade, praticidade, atendimento ao que o usuário final realmente precisa ou acha que precisa. Bem vinda Nokia a 2012, se adapte ou deixe-nos.

  • Ramon de Assis

    “É possível, vide a Apple.” – Meu sonho é que um tipo de Jobs brote lá na Nokia…

  • Marcelo Teles

    quando a nokia começou a vender celular, achei os celulares feios, porém, a qualidade na resistencia é insuperavel, logo os celulares melhoram, e surgiu um mais supreendente que o outro, porém, a escolha pelo w.. não foi das melhores pois o sistema é travado não permite ninguém mexer, a melhor escolha seria o android e ficasse com o symbian também, os asiaticos podem tem preços mais barato, mais eu sempre comprei o produto da nokia devido a resistencia e qualidade no produto, e não pelo preço, a samsung os aparelhos são muito bons, mais acho caro, o toque da campanhia é sempre baixo, e os xingui lingue não dura um ano sem dar defeitos, porque que não começar agora a produzir o celular com android, mesmo que seja, um unico produto ao inves de fechar fabricas e demitir funcionarios.

  • jose kerginaldo de paula

    A crise da Nokia é resultado de sua, arrogância. Poderia ser resolvido se ela adotar o OS Android. Mas a burrice e arrogância de seus ceos não dão o braço a torcer.Pior para a Nokia e seus consumidores.Sempre usei celulares Nokia, agora migrei para o android.

  • jose kerginaldo de paula

    A Nokia só tem duas escolhas ou adota o android e tenta recuperar o tempo perdido ou morre.Não vejo uma terceira saída.

  • http://www.facebook.com/hbsjunior Humberto Junior

    ainda tenho meu nokia 5130 para fazer e receber chamadas, e claro do outro lado meu Milestone 3, perfeito…

  • jonathan

    Gente a nokia nao vai lançar um android porque imagine se a nokia lançase uma familia de aandroid ia ser loucura ia atrabalhar as vendas dos windows phone