Meio Bit » Arquivo » Games » Valve lança blog sobre o Steam para Linux

Valve lança blog sobre o Steam para Linux

12 anos atrás

dori_l4d2_17.07.12

Como bem disse o Cardoso, 2012 deverá ser mesmo o ano do Steam no Linux e para mostrar que está mesmo focada em levar a sua loja virtual para o sistema operacional de código aberto, a Valve lançou um blog onde descreverá como está o processo de adaptação.

No primeiro post a desenvolvedora afirma que aquele será o canal oficial de divulgação de informações e por isso pede que as pessoas evitem os rumores e especulações e acessem o espaço para saber o que realmente está sendo feito. Nele também foi confirmado que por muito tempo Gabe Newell desejou levar o serviço para o Linux, algo que de certa forma já acontecia com os servidores que podiam ser usados em jogos que usam a Source como engine.

Isso fez com que em 2011, após alguma conversar pelos corredores da empresa, uma pequena equipe fosse formada para trabalhar no projeto, que tinha como objetivo estudar as possibilidades de adaptar o Steam e o Left 4 Dead 2 para o Ubuntu. A escolha por esta distro aconteceu porque eles queriam iniciar os testes apenas em uma versão do Linux e o segundo motivo foi a sua popularidade. Isto não significa no entanto que o Ubuntu será a única distribuição suportada, já que outras serão adicionadas futuramente.

Agora os planos da Valve é ter uma versão totalmente funcional do Steam no Linux, fazer o Left 4 Dead 2 rodar com uma alta taxa de atualização de quadros com o OpenGL e depois, adaptar outros jogos do estúdio. A expectativa é de que em breve um beta interno seja iniciado, onde serão testadas as auto-atualizações e compatibilidade.

Talvez eu esteja esperançoso demais, mas acredito que o Steam tem a capacidade de fazer com que o Linux finalmente se torne uma boa opção para os gamers, contudo, para que isso aconteça é imprescindível que outras companhias adotem a ideia e resolvam levar seus jogos para o sistema operacional do pinguim.

relacionados


Comentários