OpenROV–Você é livre, até debaixo d’água

Existem projetos abertos patéticos como o tal FreeCAD, projetos abertos excelentes como o VLC e projetos abertos SENSACIONAIS, como o OpenROV. Lançado no Kickstarter almejando investimento de US$20 mil em 30 dias, o bicho alcançou 40 mil em um dia.

Interesse justificado. O negócio é um robozinho submarino, open source, modular, baseado em Arduino e com um webserver próprio. O bicho usa 8 pilhas alcalinas grandes como fonte de energia E, brilhantemente, lastro. Em teoria desce até a 100 metros de profundidade e pode receber câmeras extras, lâmpadas e garras para recuperar o Tesseract ou o colar da véia.

O New York Times foi categórico: O OpenROV pode mudar o futuro da exploração oceânica.

openrov

Custando meros US$1200 ainda na fase experimental, longe de uma produção em larga escala, o OpenROV é uma ferramenta científica que levará incontáveis geeks a praias e rios, explorando recifes e naufrágios em águas rasas, compartilhando do senso de deslumbramento de um Jacques Cousteau ou um James Cameron, e se você está desdenhando dessa comparação, obviamente nunca construiu e viu funcionar nada em sua vida.

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz e Calcinhas no Espaço.

Compartilhar
  • O comentário mais reproduzido com certeza será “EU QUERO”, e sim, eu quero.

    • Edmilson_Junior

      Concordo e só para confirmar EU QUERO, abandono até meus planos futuros de entrar no hobby de aeromodelismo para ter um brinquedo desses, amo aguá, conhecer o fundo dos rios lagos e praias sem o risco de ser devorado por um tubarão, anaconda ou monstro como o do lago Ness já valem o investimento.

  • Xico .

    Cardoso, fiquei sem entender:

    No texto do New York Times tem o seguinte: “The most expensive part inside is the computer, a little Linux computer called a BeagleBone that costs $89.”

    No site do OpenROV tem o seguinte: “There are two separate programs: OBCROV-1 (On Board Controller for ROV-1) which runs on the Arduino on board the ROV”.

    Na lista de materiais do OpenROV (OpenROV 2.3 Bill of Materials) consta o BeagleBone!

    Então, é BeagleBone ou Arduino?

    Vi uma guria usando OpenCV+BeagleBone, o que trará uma Terminator “Aerial” Hunter Killer para o fundo do mar!

  • Xultz

    Por que o FreeCAD é patético? É tão ruim assim? Eu nunca experimentei-o, mas fiquei curioso, as screenshots parecem interessantes…

  • Open source??? A Apple vai encontrar uma forma de processar o OpenROV 🙂

    E eu quero!!!!

  • Saudades do tempo em que o Meio Bit sorteava uns trecos pros pobres comentaristas. 🙁

    Quem eu tenho que matar para ter um desses?

  • Sem dúvida podemos ver que os projetos abertos são de extrema importância!
    Por exemplo estudantes de engenharia podem entender melhor o funcionamento e por vezes até buscar melhorias de tais equipamentos por meio destes “brinquedos”!

  • Felipe Lima

    bom limpador de piscina

  • Onde posso encomendar o meu Nautil… submarino?

  • Marcelo Balloni

    Tem quase um ano que estou estudando e “praticando” arduino, certamente esse será um projeto que tentarei reproduzir pois não só quero, farei!

  • Daniel Almeida

    Fiquei me imaginando embarcado numa plataforma brincando com isso.
    Brincadeiras à parte, isso pode ajudar muito nessa parte onde hoje boa parte das inspeções são feitas por mergulhadores que tem a qualidade de vida e saúde muito comprometidas com esse trabalho. Havendo confiabilidade, inspeções de risers, amarras, cascos e jaquetas podem ser feitas por robozinhos assim. Aumentando o uso dessa forma a aplicação em massa se intensifica e pelo menos a plataforma continental até 100m pode ser muito bem conhecida através dessas coisinhas.

  • I want one!

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis