OpenROV–Você é livre, até debaixo d’água

Existem projetos abertos patéticos como o tal FreeCAD, projetos abertos excelentes como o VLC e projetos abertos SENSACIONAIS, como o OpenROV. Lançado no Kickstarter almejando investimento de US$20 mil em 30 dias, o bicho alcançou 40 mil em um dia.

Interesse justificado. O negócio é um robozinho submarino, open source, modular, baseado em Arduino e com um webserver próprio. O bicho usa 8 pilhas alcalinas grandes como fonte de energia E, brilhantemente, lastro. Em teoria desce até a 100 metros de profundidade e pode receber câmeras extras, lâmpadas e garras para recuperar o Tesseract ou o colar da véia.

O New York Times foi categórico: O OpenROV pode mudar o futuro da exploração oceânica.

openrov

Custando meros US$1200 ainda na fase experimental, longe de uma produção em larga escala, o OpenROV é uma ferramenta científica que levará incontáveis geeks a praias e rios, explorando recifes e naufrágios em águas rasas, compartilhando do senso de deslumbramento de um Jacques Cousteau ou um James Cameron, e se você está desdenhando dessa comparação, obviamente nunca construiu e viu funcionar nada em sua vida.

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar
  • O comentário mais reproduzido com certeza será “EU QUERO”, e sim, eu quero.

    • Edmilson_Junior

      Concordo e só para confirmar EU QUERO, abandono até meus planos futuros de entrar no hobby de aeromodelismo para ter um brinquedo desses, amo aguá, conhecer o fundo dos rios lagos e praias sem o risco de ser devorado por um tubarão, anaconda ou monstro como o do lago Ness já valem o investimento.

  • Xico .

    Cardoso, fiquei sem entender:

    No texto do New York Times tem o seguinte: “The most expensive part inside is the computer, a little Linux computer called a BeagleBone that costs $89.”

    No site do OpenROV tem o seguinte: “There are two separate programs: OBCROV-1 (On Board Controller for ROV-1) which runs on the Arduino on board the ROV”.

    Na lista de materiais do OpenROV (OpenROV 2.3 Bill of Materials) consta o BeagleBone!

    Então, é BeagleBone ou Arduino?

    Vi uma guria usando OpenCV+BeagleBone, o que trará uma Terminator “Aerial” Hunter Killer para o fundo do mar!

  • Xultz

    Por que o FreeCAD é patético? É tão ruim assim? Eu nunca experimentei-o, mas fiquei curioso, as screenshots parecem interessantes…

  • Open source??? A Apple vai encontrar uma forma de processar o OpenROV 🙂

    E eu quero!!!!

  • Saudades do tempo em que o Meio Bit sorteava uns trecos pros pobres comentaristas. 🙁

    Quem eu tenho que matar para ter um desses?

  • Sem dúvida podemos ver que os projetos abertos são de extrema importância!
    Por exemplo estudantes de engenharia podem entender melhor o funcionamento e por vezes até buscar melhorias de tais equipamentos por meio destes “brinquedos”!

  • Felipe Lima

    bom limpador de piscina

  • Onde posso encomendar o meu Nautil… submarino?

  • Marcelo Balloni

    Tem quase um ano que estou estudando e “praticando” arduino, certamente esse será um projeto que tentarei reproduzir pois não só quero, farei!

  • Daniel Almeida

    Fiquei me imaginando embarcado numa plataforma brincando com isso.
    Brincadeiras à parte, isso pode ajudar muito nessa parte onde hoje boa parte das inspeções são feitas por mergulhadores que tem a qualidade de vida e saúde muito comprometidas com esse trabalho. Havendo confiabilidade, inspeções de risers, amarras, cascos e jaquetas podem ser feitas por robozinhos assim. Aumentando o uso dessa forma a aplicação em massa se intensifica e pelo menos a plataforma continental até 100m pode ser muito bem conhecida através dessas coisinhas.

  • I want one!

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples