No Flash for you, Android 4.1

flash-deadUm dos maiores argumentos para o fracasso do iPhone era a ausência de suporte a Flash. Era batata, o usuário não iria conseguir acessar sites, jogaria o iPhone no lixo e compraria um Android.

Alguns anos depois o Flash vem perdendo mais e mais espaço na Internet, no mundo Apple ele não chega nem perto e toda a retórica de que tablets Android rodando Flash eram maravilhosos caiu por terra com resenhas como este vergonhoso vídeo do Gizmodo BR, mostrando a desgraça que é suporte mobile a Flash.

Vendo que o mundo mobile não quer Flash a Adobe se concentrou no desktop (leia-se Windows e Mac), mas ainda deixava o player disponível para download na Google Play Store. Agora, nem isso. Em um post no blog do Flash confirmaram que não será mais possível baixar o player, somente quem já tem instalado terá acesso a atualizações, e que versões do Player em Androids 4.1 podem ter comportamento imprevisível.

Mais ainda: “Recomendamos a desinstalação do Flash Player em dispositivos atualizados para o Android 4.1”. Então tá.

Relacionados:

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz e Calcinhas no Espaço.

Compartilhar
  • Edivaldo Brito

    É como nos quadrinhos, o Flash tentou salvar o mundo e morreu fazendo isso. rs.

  • Waldir Leoncio

    Pô, Cardoso, tira a foto do Flash e coloca uma do soup nazi, eu não consigo ler “no flash for you” com outra voz! 😀

  • Avelino Bego

    Crise nas Infinitas Terras!

    Esse plugin realmente está fadado à morrer.

  • Humberto Henrique

    Bom agora não restam mais dúvidas, realmente nunca fez falta nem vai fazer, só falta o youtube liberar video sem flash pra desktop e só restam os joguinhos de facebook e banners.

  • Não sei se é por ter pouco tempo de desenvolvimento, mas o player do Youtube em HTML5 é bem pior que em Flash…

    • Me permita discordar. Aqui no Linux, deixar o Youtube em HTML5 é a salvação, os vídeos carregam bem mais rápidos e os travamentos acabam.

    • Felipe Lima

      evite de usar o Internet Explorer #fikdik

  • Hater Gonna Hate, mas o tio Jobs já sabia hehe

  • Cristiano Dias

    Flash nunca foi uma boa idéia. Mas como os sites tinham essa merda, nada mais justo do que os browsers suportarem.

  • Felipe Lima

    RIP Flash o_O

  • Duda Ferreira

    e o melhor é a justificativa dos caras
    “É uma merda, não tem como consertar, jogamos a toalha”

  • O problema é que sempre tem uma coisa que outra que é em Flash ainda. Assim como a grande maioria, eu prefiro não ter Flash, mas as vezes ele ainda é útil. Esse pelo jeito é o primeiro passo para ele sumir de vez, mas não é uma grande preocupação se for pensar que o foco mobile dele foi pequeno, justamente por ser usado apenas algumas vezes para travar Androids alheios.

    Agora todos esperam que o Flash desista do Desktops também e force a internet a evoluir sem ele.