Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Desktop 3D por padrão? Se você possui uma placa ATI, não.

Desktop 3D por padrão? Se você possui uma placa ATI, não.

17 anos atrás

A próxima versão do Ubuntu (Feisty Faw), que será lançada em Abril, contará com o desktop 3D ativado por padrão, caso a placa de vídeo detectada na instalação suporte tal recurso.

No momento da instalação, o Ubuntu usará os drivers proprietários das placas de vídeo, permitindo, assim a utilização do composite.

Apesar de ter a aceleração 3D habilitada por padrão para qualquer placa, o desktop 3D real, só acontece com o composite (poderá ser usado o Compiz ou Beryl), ou seja, só ter o 3D habilitado não muda nada em relação ao Ubuntu atual (que também já vem assim).

Porém, o driver da proprietário da ATI não possui suporte ao composite e as novas placas da empresa só funcionam com o mesmo.

Para obter os efeitos do composite, pode ser usado o driver open source, mas o mesmo não funciona com as placas mais recentes.

Na tentativa de ajudar os usuários que possuem as placas mais recentes, será incluída uma terceira opção de driver (open source) que está em fase de desenvolvimento, mas que tem funcionado nos testes com placas recentes da ATI.

É uma pena ver uma empresa deste porte não dar a atenção merecida aos seus clientes, por isso só compro placas da nVidia.

Mais detalhes

relacionados


Comentários