Ford quer facilitar nossa vida na internet

Sejamos sinceros, existe coisa mais chata do que ter que fazer login em diversos sites ao sentarmos diante de um computador? Pois para resolver este problema, a Ford (sim, a fabricante de carros) lançou um sistema que nos conecta ao Facebook, Google e Twitter sempre que nos aproximamos do computador e consequentemente fazendo o logoff aos nos afastarmos dele.

Funcionando através da conexão Bluetooth entre o iPhone e o Mac, quando (e se) a página oficial voltar a funcionar, basta ao usuário baixar o aplicativo chamado Keyfree e fazer as configurações necessárias.

A ideia no entanto possui algumas desvantagens, como o alto consumo de bateria quando este tipo de conexão está ativado e possíveis brechas de segurança, mas antes que alguém pergunte porque diabos uma empresa do ramo de automóveis se aventurou por esta área, é importante dizer que o programa foi a maneira encontrada por eles, ou melhor, pela Ogilvy Paris, para divulgar a tecnologia NFC utilizada nas chaves dos carros da montadora e que basicamente funciona destravando as portas deles assim que nos aproximamos com a chave.

No entanto, o conceito poderia ser aproveitado e aperfeiçoado por outras companhias e já que a biometria ainda não se popularizou como uma maneira de nos garantir acesso a sites, utilizar nossos celulares poderia ser uma ótima (e natural) opção.

[via LifeHacker]

Relacionados: , , , , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • Carlos Magno GA

    “para divulgar a tecnologia NFC utilizada nas chaves dos carros da montadora e que basicamente funciona destravando as portas deles assim que nos aproximamos com a chave.”

    Eu particularmente não gosto desse uso da tecnologia: imagine por exemplo que eu não queira que o meu carro abra as portas quando eu chego perto dele?

    Existem alguns carros, por exemplo, que abrem sempre que eu desligo o motor (só trancando as portas novamente quando eu saio com o carro ou aciono a tranca eletrônica. Tem outros que o “destranque” não é automático, se dando apenas quando eu puxo a maçaneta do lado de dentro ou aciono o botão de “destrancar todas as portas”. E esse último ainda tem o botão “trancar todas as portas”, que permite eu entrar dentro do carro e me trancar lá dentro, com ou sem a chave na ignição.

    Esse tipo de segurança eu acho importante. Em hotéis/motéis, todas as empregadas tem a chave mestra daquele andar. Nos bons motéis, a porta entre a copa e o quarto tem uma tranca interna frágil, porém o suficiente para impedir que uma empregada entre inadvertidamente no quarto errado para limpar e dê de cara com o casal (ou trial) na sua intimidade.

    É desconcertante (no mínimo) ouvir o garçom montando o almoço na copa ao lado, separado apenas por uma porta sem trancas.

    • O Papo dos motéis é só para mostrar que você nao é mais virgem ? 🙂

      • Bruno Cerquiare

        kkk…
        dor de cotovelo ?
        🙂

      • Carlos Magno GA

        Cara, eu tenho 30 anos, já passei dessa fase a muito. Sério que eu preciso mostrar ao Dori Prata que eu não sou mais virgem?

        Estou falando do fator paranóia. Não é legal dormir (no caso de um hotel) ou transar (no caso de um motel) sabendo que a tia cotinha pode entrar no seu quarto a qualquer hora do dia ou da noite.

        Eu estava certa vez em um hotel em fortaleza (sozinho, caso você queira levantar o assunto novamente) tomando banho e a empregada entra pra fazer limpeza. Fechei a porta do banheiro e mais tarde liguei pra recepção reclamando. A partir daí passei a usar a plaquinha de “não perturbe” sempre.

        Bons hotéis/motéis tem um fecho mecânico. Boas casas tem chave tetra e muitas vezes um fecho mecânico interno também. Durma sabendo que a fechadura da sua casa pode ser aberta em 30 segundos por um ladrão decente.

        • Edmilson_Junior

          Fui chaveiro por uns 5 anos e afirmo que o Carlos está certo.

          • E eu fui arrombador por 29 e sei que ele está Certo 🙂

        • Estou Brincando com você 🙂
          Também ja passei por situações parecidas.
          O Segredo é você deixar a chave na fechadura, se for uma chave simples deixar ela na horizontal, ai a chave do lado de fora ou nem entra ou não gira.

    • O carro não destranca a porta quando VC chega perto dele e sim a chave, eu não sei as outras pessoas mas não tenho habito de andar com a chave do carro no bolso quando não pretendo usá-lo.

      Quanto a coisa chata de fazer login já existe programas como o Lastpass e similares.

      • Carlos Magno GA

        Sei lá, podem ter um milhão de motivos para você estar perto do seu carro com a chave no bolso e não querer abrí-lo.

        Desde a improvável cena de você ser assaltado no meio da rua e um carro piscar o farol para você indicando ao bandido que você não está a pé, àquela despedida de 40 minutos na casa na porta da casa da sua avó ou você estacionar o carro a 10 metros do boteco para ficar jogando papo fora+beber cerveja e o desgraçado abrir sozinho quando você passa perto dele no caminho do banheiro.

        • OverlordBR

          Acredito que dê para configurar isto, não é?

          Mas, pensando pelo lado positivo: pode ter um milhão de motivos pelo qual o cara precisa entrar rapidamente no carro e, para isto, portas destravadas com facilidade são uma necessidade.

          Em situações de emergência, o simples ato de tirar uma chave do bolso, colocar na fechadura do carro e abrir a porta já consome um tempo vital.

          • Carlos Magno GA

            Você chega a cinco metros do carro, aperta um botão que tem na chave, o carro se destranca. Você pega na maçaneta, abre a porta e entra.

            Não precisa ser automático. Dá para fazer isso com a chave no bolso também.

          • Sim, e um desses motivos, pode ser perfeitamente exatamente o mesmo motivo que faz as pessoas comprarem a maioria das coisas: simplesmente porque elas gostaram da bagaça

        • Essa questão do assalto essa nova “chave” pode até ajudar…
          Tem alguns alarmes que caso você distancie o controle do carro ele espera um tempo e simplesmente morre, dando tempo para você estar em distância segura e acionar a policia.

          O problema é que o pessoal deixa o controle desses alarmes junto com a chave e ambos ficam presos na ignição 🙂

      • Olha, uma coisa que eu achava inútil era abrir a porta do fusion pelo tecladinho embaixo da maçaneta.
        Mas depois que passei a utilizar vejo que é bem legal, continua sendo inútil, mas eu uso bastante.

        Esse lance da porta destravar, se o SW do carro for um pouquinho inteligente (levar em conta uma distancia pequena e se você acabou de chegar, está saindo, ou ficou parado do lado do carro) é bem util sim.

  • Pingback: Ford quer facilitar nossa vida na internet | Mugango()

  • Gilberto Migotto Ribeiro

    quem te filhos pequenos muitas vezes ve se em situações de contorcionismo apenas p/ pegar a chave no bolso e apertar o botão de destravar ou trava o carro… isso seria muito util do msm jeito q é o easy open da volks….. só quem tem sabe o qnto é util….