Meio Bit » Arquivo » Games » SWTOR diz que mudar para modelo gratuito não é algo fácil

SWTOR diz que mudar para modelo gratuito não é algo fácil

12 anos atrás

dori_swtori_19.06.12

Lançar um jogo massivo online sempre foi algo arriscado, ainda mais em se tratando de um mercado onde as pessoas só parecem dispostas a pagar mensalidade se o título se chamar World of Warcraft. Ainda assim a EA e a BioWare apostaram alto e após adquirirem os direitos para criar um MMO ambientado no universo Star Wars, decidiram que ele não deveria ser gratuito.

Para muitos esta escolha foi um equivoco e se passar a adotar o modelo Free-to-Play seria o caminho óbvio, o diretor James Ohlen afirmou que essa não é uma migração tão simples como podemos imaginar.

Penso que isso pode funcionar para jogos diferentes. Depende realmente de como você está indo com o seu jogo. Games que foram criados para serem Free-to-Play desde o início definitivamente funcionam. Agora, há jogos que não eram para ser gratuitos desde o começo e após mudarem funcionaram. Mas definitivamente não é algo muito fácil de ser feito.

Eu até acho que a declaração faz sentido, mas muitos títulos mostraram que por mais complicada que seja essa mudança de modelo de cobrança, esta seria a única maneira deles se manterem vivos e o que é ainda melhor, aumentando consideravelmente os ganhos.

Eu tenho quase certeza que os responsáveis por jogos como o DC Universe Online, Age of Conan Online, Lord of the Rings Online e Dungeons and Dragons Online não se arrependem da dura tarefa de transformar seus jogos em MMOs Free-to-Play e acho que ninguém duvidaria de que este é o destino do Star Wars: The Old Republic. Trata-se apenas de uma questão de tempo e quando isto finalmente acontecer, muitos de nós acabarão dando uma chance à criação da BioWare, o que aumentará a quantidade de pessoas andando pelo universo virtual e provavelmente gastando boas quantidades de dinheiro real.

[via PC Gamer]

relacionados


Comentários