Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Linux Vs Vista - a Novell comendo pelas beiradas

Linux Vs Vista - a Novell comendo pelas beiradas

17 anos atrás

A profissionalização do Linux curiosamente está acontecendo graças à intervenção das grandes corporações, que representariam o oposto da "filosofia" do software. Felizmente corporações e gente esperta como o Torvalds sabem que software não tem filosofia, software precisa de usuários para sobreviver e o mercado corporativo é essencial.

Isso justifica atitudes bem antipáticas para o fã normal (que no final não compra nada mesmo), como a parceria Novell-Microsoft. Um ou outro blogueiro irado mais que vale uma maior interoperabilidade com o sistema desktop líder absoluto de mercado, pois com a credibilidade conseguida o mundo corporate fica muito mais confortável em experimentar soluções como o SUSE Linux Enterprise Desktop 10, que convenhamos é uma escolha lógica para substituir XP em qualquer rede corporativa que não use aplicativos específicos Windows. E mesmo nesse caso não custa a TI experimentar a performance sob o WINE.

O SUSE inclusive está sendo promovido de forma bem agressiva (no bom sentido) em um comparativo com o Windows Vista, também feito pela Novell (uma mariola da Doceshop para quem adivinhar quem ganha) e muita gente de peso está lendo esse material. Lembre-se, a Novell não tem o estigma da Red Hat, de ser uma empresa de nicho.

A briga aqui vai ser boa, pois do outro lado temos o Ubuntu, com a brilhante estratégia do Mark Shuttleworth, ganhando os corações e mentes da próxima geração de CIOs e CTOs, investindo tudo no Desktop, sem grande preocupação (e investimento) na área corporativa (por enquanto).

Quem ganhará? Como sempre, quando há concorrência, o maior beneficiado é o consumidor.

Via: Desktop Linux

relacionados


Comentários