Meio Bit » Arquivo » Games » Interface é o que tem afastado um público maior dos RTSs

Interface é o que tem afastado um público maior dos RTSs

12 anos atrás

dori_cho2_29.05.12

Entre os muitos gêneros disponíveis nos games, um dos que mais gosto são os jogos de estratégia. Quando começo a jogar um título assim eu costumo perder completamente a noção do tempo e talvez seja exatamente por isso que eu de certa forma até os evito.

Porém, eu concordo com a ideia de que os RTS são games voltados para um número não muito vasto de pessoas, algo que de acordo com Greg Wilson, produtor do Company of Heroes 2 na Relic Entertainment, acontece devido a complexidade da interface. Ao ser questionado se esse tipo de jogo pode fazer sucesso nos consoles e vender tanto quanto um de ação, ele respondeu o seguinte:

Sim, acho que isso é possível. Há uma base de fãs muito leais que gostam de jogos de estratégia e eles compram a maioria do que é lançado e geralmente os jogam até a morte. Nós ainda temos servidores do CoH, o que nos mostra que as pessoas amam esse tipo de jogo.

Penso que o sucesso do StarCraft II (ou até mesmo do StarCraft I) serve para mostrar que é possível este tipo de jogo decolar e ser exposto para um tipo mais amplo de consumidor. E acho que com os novos avanços da tecnologia (com todos esses dispositivos sensíveis ao toque e os tablets que estão falando que os novos consoles terão), os RTS poderão atingir esse público, porque é realmente a interface que continua sendo muito desafiadora para as pessoas, com tantos botões para serem pressionados, alavancas, tentar manipular a câmera, várias unidades para serem controladas e além disso, todos os elementos da jogabilidade que precisam ser dominados.

Estaria Greg Wilson esperançoso demais? Talvez, mas o fato é que eu pelo menos sempre quis jogar um RTS numa tela sensível ao toque e acredito que elas podem mesmo tornar o gênero mais acessível. Só tenho dúvidas se o tamanho não seria um problema e por isso continuarei sonhando com algo assim.

[via MCV Pacific]

relacionados


Comentários