Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Kinect, ao infinito e além!

Kinect, ao infinito e além!

12 anos atrás

O espaço, essa será a fronteira final para o detector de movimentos do Xbox 360. Pelo menos é nisso o que acredito um grupo de engenheiros da universidade britânica de Surrey, que estão desenvolvendo o STRaND, dois satélites que serão acoplados no espaço e para que isso aconteça, ele decidiram utilizar a tecnologia do Kinect.

A ideia por trás do projeto é que os satélites sejam feitos com partes que não custem muito caro e encontradas em dispositivos acessíveis ao consumidor comum. Desta forma o STRaND-1, que possui o tamanho de uma caixa de sapatos, deverá ser lançado ainda este ano e usa como computador de bordo componentes do celular Google Nexus, enquanto que o STRaND-2 ainda está em desenvolvimento e será idêntico ao primeiro.

O Kinect entra nessa história para varrer a área em volta dos satélites e permitir que eles sejam acoplados um ao outro. A expectativa dos cientistas por trás do projeto é que a tecnologia possibilite que os objetos se encaixem como um “lego espacial”, podendo ser reconfigurados para construção de espaçonaves modulares.

Pode parecer algo distante de ser alcançado, mas os nossos satélites de baixo custo poderiam ser acoplados para construir maiores e mais sofisticadas estruturas modulares, como telescópios espaciais,” declarou o chefe do projeto, Dr. Chris Bridges. “Ao contrário das grandes missões espaciais de hoje em dia, essas podem ser reconfiguradas conforme os objetivos das missões mudem e melhoradas na órbita com as últimas tecnologias disponíveis.

Se eles obtiverem sucesso, a ideia poderá ser mesmo de grande ajuda para a exploração espacial, mas será que sou o único a achar tudo isso bom e “simples” demais para ser verdade?

[via Wired UK]

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários