Meio Bit » Arquivo » Software » DVD do Solaris 10 gratuito

DVD do Solaris 10 gratuito

17 anos atrás

Sei que para a maioria das pessoas possuir um Unix não é exatamente um sonho, mas para os geeks, é uma proposta irrecusável.

A Sun está disponibilizando, gratuitamente, um DVD com a versão 10 do Solaris e o Sun Studio, basta preencher o cadastro e aguardar (segundo o site, 10 dias úteis), para receber em casa sua cópia.

O DVD inclui a versão para SPARC e para x86, ou seja, você poderá rodar um Unix em seu computador de casa (mesmo para quem não tem um SPARC, o que acredito ser a maioria).

A Sun, vem se movimentando bastante para tentar reverter uma tendência de mercado, enquanto todos achavam que a grande disputa seria entre o Unix e o Windows, o Unix perdeu mercado, justamente para o Linux.

O Linux foi inspirado no Unix e todos sempre pensaram que ambos viveriam em conjunto, sem grandes problemas, mas com o aumento do poder de processamento da plataforma x86, manter um sistema Unix não se mostra tão atrativo como antes.

Com exceção de mainframes e sistemas de missão crítica de grande porte, o Linux pode substituir o Unix, com maestria e, de fato, isso vem acontecendo.

Estando agora sob fogo amigo, o Unix se vê em uma situação que pode decretar sua extinção se algo não for feito.

Tudo aponta a tendência do Unix seguir o Linux, invertendo a história, o primeiro passo foi a abertura do código fonte do Solaris e tudo indica que em breve a Sun possa adotar a GPL para o código do mesmo.

Essa estratégia de enviar mídias com o sistema operacional, já é utilizada há algum tempo pelo Linux, mais notoriamente o Ubuntu, com o ShipIt.

Resta aguardar os próximos passos para ver o que a Sun pretende fazer para não deixar o Unix morrer.

O estranho é ver que nem a HP, nem a IBM, estão fazendo qualquer esforço neste sentido, será que consideram a batalha perdida ou acham que isso é modismo?

De qualquer maneira, já pedi minha cópia do Solaris, quando chegar, vou instalar e comentar minhas impressões.

Via Br-Linux

relacionados


Comentários