Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Amanhã! Lançamento da Dragon. Outro dia, outro momento histórico na exploração espacial

Amanhã! Lançamento da Dragon. Outro dia, outro momento histórico na exploração espacial

12 anos atrás

dragon1

Se 40 anos atrás alguém falasse que em 2012 somente russos e chineses teriam capacidade de colocar astronautas no espaço o comunista seria preso imediatamente, ou pelo menos acusado de lunático, mas a falta de investimentos forçou os EUA a se prenderem a uma única plataforma, os shuttles, projetados ainda durante o Projeto Apollo. Hoje seria inviável em termos de segurança E economia manter o projeto no ar.

Com o orçamento cada vez mais apertado, a NASA teve a brilhante idéia de fomentar a indústria privada, para conseguir um custo mais em conta do que o cobrado pelos russos para levar astronautas para a ISS. De quebra a promessa desses contratos interrompeu a terrível lógica Tostines de que não há exploração privada do espaço por ser caro demais e é caro demais por não haver ninguém fazendo.

A SpaceX, criada por Elon Musk, um dos fundadores da PayPal é a empresa mais avançada nesses projetos. Já colocou em órbita o Falcon e o Falcon 9, seus foguetes principais, e em 2010 fez o primeiro vôo com a Dragon, sua nave (ok, cápsula) capaz de acoplar com a Estação Espacial Internacional.

dragon2

A Dragon é bem maior que a Soyuz russa, leva 6 toneladas de carga, com 10 metros cúbicos para carga´pressurizada e 14 para o resto. Pode transportar até 7 astronautas de uma vez, contra 3 da Soyuz. Só não tem arma de bordo, mas isso é outra história.

A NASA havia acordado mais dois vôos de teste, um onde a cápsula iria apenas voar perto da ISS, e outro onde iria acoplar, mas até por economia a SpaceX sugeriu unir os dois, então amanhã ela decolará da Flórida já levando carga para a ISS.

Se tudo der certo ela fará diversos vôos automáticos em torno da Estação, iniciará o processo de acoplagem e chegará a alguns metros. Então o procedimento será interrompido e um astronauta, controlando o braço-robô da ISS irá, de forma nada digna atarraxar a Dragon em uma comporta de ar.

Feito isso ela será descarregada, abrindo espaço para o lixo da estação. Alguns dias depois, de forma menos digna ainda ela será desconectada, e carregando 660Kg de lixo iniciará procedimento de saída de órbita, pousando na costa da Califórnia. O lixo, quase com certeza irá para o eBay.

dragon3

O lançamento será amanhã, Sábado, 3:15AM (horário de corno, eu sei) e poderá ser acompanhado pelo site oficial, pelo Twitter da Space X e pelo perfil do Elon Musk, dono da bagaça e principal interessado.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários