Amanhã! Lançamento da Dragon. Outro dia, outro momento histórico na exploração espacial

dragon1

Se 40 anos atrás alguém falasse que em 2012 somente russos e chineses teriam capacidade de colocar astronautas no espaço o comunista seria preso imediatamente, ou pelo menos acusado de lunático, mas a falta de investimentos forçou os EUA a se prenderem a uma única plataforma, os shuttles, projetados ainda durante o Projeto Apollo. Hoje seria inviável em termos de segurança E economia manter o projeto no ar.

Com o orçamento cada vez mais apertado, a NASA teve a brilhante idéia de fomentar a indústria privada, para conseguir um custo mais em conta do que o cobrado pelos russos para levar astronautas para a ISS. De quebra a promessa desses contratos interrompeu a terrível lógica Tostines de que não há exploração privada do espaço por ser caro demais e é caro demais por não haver ninguém fazendo.

A SpaceX, criada por Elon Musk, um dos fundadores da PayPal é a empresa mais avançada nesses projetos. Já colocou em órbita o Falcon e o Falcon 9, seus foguetes principais, e em 2010 fez o primeiro vôo com a Dragon, sua nave (ok, cápsula) capaz de acoplar com a Estação Espacial Internacional.

dragon2

A Dragon é bem maior que a Soyuz russa, leva 6 toneladas de carga, com 10 metros cúbicos para carga´pressurizada e 14 para o resto. Pode transportar até 7 astronautas de uma vez, contra 3 da Soyuz. Só não tem arma de bordo, mas isso é outra história.

A NASA havia acordado mais dois vôos de teste, um onde a cápsula iria apenas voar perto da ISS, e outro onde iria acoplar, mas até por economia a SpaceX sugeriu unir os dois, então amanhã ela decolará da Flórida já levando carga para a ISS.

Se tudo der certo ela fará diversos vôos automáticos em torno da Estação, iniciará o processo de acoplagem e chegará a alguns metros. Então o procedimento será interrompido e um astronauta, controlando o braço-robô da ISS irá, de forma nada digna atarraxar a Dragon em uma comporta de ar.

Feito isso ela será descarregada, abrindo espaço para o lixo da estação. Alguns dias depois, de forma menos digna ainda ela será desconectada, e carregando 660Kg de lixo iniciará procedimento de saída de órbita, pousando na costa da Califórnia. O lixo, quase com certeza irá para o eBay.

dragon3

O lançamento será amanhã, Sábado, 3:15AM (horário de corno, eu sei) e poderá ser acompanhado pelo site oficial, pelo Twitter da Space X e pelo perfil do Elon Musk, dono da bagaça e principal interessado.

Relacionados: , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz e Calcinhas no Espaço.

Compartilhar
  • “Só não tem arma de bordo, mas isso é outra história.”

    E no caso de um oitavo passageiro, o que fazer?! D:

    • Samuel Santiago da Silva

      boohhhhhhhh não tinha percebido isso……

      o oitavo passageiro….

      muito bom muito bom

      • O oitavo passageiro só aparece na fase de mineração de asteróides.

    • Huehuehue… muito bem sacado! ^^

    • doryhelio

      O Ridley Scott não vai cobrar direitos autorais?? 😀
      Ótimo texto, ótima sacada!

  • Curti! 🙂

  • PredadorJrk

    Do jeito que as coisas vão logo logo vai ter visita à estação espacial internacional turística em 12x sem juros.

  • Sucupira

    A missão foi abortada por “alta pressão” no motor 5. Vão tentar lançar novamente em 22 de maio.

  • Luiz Felipe

    atarrachar? voce quis dizer attachar certo?

  • “O lixo, quase com certeza irá para o eBay.”, hehehe!