Meio Bit » Arquivo » Indústria » Restrições usando DRM no Windows Vista

Restrições usando DRM no Windows Vista

17 anos atrás

A Microsoft tornou público que a maioria dos computadores que usem conexões digitais de vídeo serão incapazes de reproduzir discos Blu-Ray ou HD-DVD quando operados pelo novo Windows Vista. Não é um bug, não é um problema, é opção da Microsoft para garantir que os direitos da indústria cinematográfica sejam respeitados. Como não conseguem identificar os criminosos ou coibir sua ação a dobradinha formada por Hollywood e Microsoft transformará todos os usuários de Windows Vista em criminosos.

O bloqueio (parece que entrou na moda bloquear as coisas) é executado quando um disco com um filme em alta definição é reproduzido e sua visualização é feita por um dispositivo que usa conexão digital de dados. Ao ler o disco o Windows Vista verifica se o computador e seu monitor digital são compatíveis com o padrao High-Definition Content Protection (HDCP). Se não forem o sinal de vídeo é degradado para diminuir sua qualidade ao padrão do DVD atual. Aqui surgem dois problemas. O primeiro é que menos de 5% dos PCs produzidos no mundo em 2006 possuíam HDCP. O segundo é que se o seu PC estiver no bloco dos sem-HDCP ele só será capaz de diminuir a qualidade do vídeo em conexões digitais se possuir hardware apropriado para isso. Entretanto poucos fabricantes de placa-mãe e vídeo preocuparam-se em incluir dispositivos para diminuir a qualidade de seus produtos digitais (algo que não me espanta em nada). O resultado é que provavelmente depois de gastar centenas de dólares em monitores LCD, placas de vídeo poderosas para o Aero e em drives de alta definição você verá apenas uma tela preta, mesmo que sua mídia seja original.

Analistas que estavam cientes dessas características do Vista ainda durante o programa Beta achavam-na tão restritiva que dificilmente chegaria à versão final. Peter Gutman, pesquisador de segurança digital na University of Auckland procurado pela versão on-line do jornal The Times analisou:
"Quando isto apareceu em conferências sobre Windows em 2006 eu pensei: Isto é tão ruim que vai morrer logo. Não morreu. Para baixar a qualidade do sinal que o HD-DVD vai enviar você precisa de uma espécie de constritor, mas ele não está presente na maioria dos computadores em fabricação hoje. Considerando que é algo que diminui a qualidade do sinal muitos fabricantes estão relutantes em implementá-lo [em seus equipamentos]. Qualquer computador que tenha um monitor LCD [com conexão de dados digital] está em risco potencial de ser incapaz de reproduzir este tipo de conteúdo [usando o Vista como SO]"

Até quando a indústria vai empurrar o DRM no mercado, tratar indiscriminadamente todos como criminosos e achar-se no direito de escolher o que podemos ou não fazer com os discos que compramos em lojas? Se a Microsoft continuar ajudando, ainda por muito tempo, infelizmente.

relacionados


Comentários